Ser cidadão europeu é ser titular de um passaporte europeu. Obter a cidadania portuguesa significa conquistar muitos benefícios, como por exemplo, poder trabalhar, estudar ou morar em outros países da União Européia.
Cidadania portuguesa
Pessoas que cumprem os requisitos do direito de sangue podem adquirir a cidadania portuguesa. Porém, há outros métodos para obter a cidadania, os requisitos são:
– Cônjuges de portuguesas;
– Indivíduos com pai português;
– Indivíduos cujo avô, por parte de mãe, nasceu português;
– Indivíduos com relacionamento estável com português;
– Menores de idade ou incapazes, com pais portugueses;
– Residentes legais há mais de cinco anos em Portugal, no mínimo;
– Indivíduos nascidos em Portugal, mesmo que tenham pais estrangeiros, e que tenham morado no país legalmente por dois anos, no mínimo.
Benefícios da cidadania portuguesa
Permite que o cidadão circule livremente pela Europa, com garantia de acesso irrestrito a quase todos os países do continente, garantindo também o direito de morar e estudar pagando menos.
Além disso, também libera assistência médica de Portugal, e de outros países da União Européia, oferece também a entrada nos Estados Unidos sem a necessidade de visto. Vale ressaltar que Portugal está cada vez mais perto de conseguir que sua nação viva nos Estados Unidos por meio do visto E-2. O visto E-2 é um tipo de visto voltado para pessoas que investem bastante em boas empresas, o seu principal critério é a economia.
Outro beneficio é a qualidade de vida que o país oferece, pois é um dos países da Europa com a maior qualidade de vida, com o custo de vida não tão caro e, ainda possuem o direito de freqüentar universidades e cursos.
O serviço público de saúde é outra questão importante a ser destacada, visto que, os hospitais públicos têm uma ótima estrutura e atendimento. Em casos emergenciais graves, os hospitais particulares encaminham para um hospital público por conta da estrutura. Mas apesar do nome público, o serviço de saúde é pago, porém os custos são baixos e valem à pena.
Pagar menos impostos está na lista das vantagens, pois os preços das mercadorias são justos e acessíveis, o que faz com o poder de compra se eleve e o padrão de vida suba.
Você pode passar a nacionalidade para seus filhos, assim como eles também terão essa opção de passar a nacionalidade adiante.
E além de tudo isso, quem tem a cidadania portuguesa, não necessita de visto consular para a entrada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, entre outros. Isso é possível por conta da boa relação estabelecida entre Portugal com os outros países.
Se você está interessado em obter a cidadania portuguesa, a Martucci Cidadanias (@martucci_cidadanias) pode ajudar você e, também tirar todas suas dúvidas.
Texto por: Jádila Samilly
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir