A Vale está ampliando suas contratações de gás natural diretamente com fornecedores no mercado livre para aumentar sua competitividade. Recentemente, a empresa assinou acordos com a Eneva e a Origem Energia, visando que, em 2025, cerca de 90% do gás natural consumido pelas operações da empresa no Brasil seja adquirido por meio desse modelo mais transparente e aberto.
A Origem Energia e a Eneva fecharam contratos para abastecer a Unidade Tubarão, em Vitória (ES), até dezembro de 2025. Essa unidade é responsável por cerca de 60% do consumo de gás natural da Vale. Além disso, a Vale já havia fechado um acordo com a Eneva em 2022 para converter sua planta de pelotização em São Luís (MA) de óleo combustível para gás natural, resultando em uma redução de emissões de carbono de 28%.
A Vale está comprometida em fortalecer o mercado livre de gás natural no Brasil, que permite negociações diretas com produtores, aumentando a concorrência e possibilitando um ambiente de negócio mais dinâmico e eficiente.
A Vale está ampliando suas contratações de gás natural diretamente com fornecedores no mercado livre para aumentar sua competitividade, contribuindo assim para a consolidação de um ambiente mais dinâmico e eficiente. Nos últimos dias, a empresa assinou acordos no mercado livre com a Eneva e a Origem Energia, permitindo a execução da estratégia de ter, em 2025, cerca de 90% do gás natural consumido pelas operações da empresa no Brasil por meio desse modelo mais transparente e aberto.
É um avanço em relação a 2024, quando o percentual consumido a partir de contratos do mercado livre nas operações da Vale foi de cerca de 20%. Outros contratos ainda devem ser fechados nas próximas semanas, decorrentes do consumo já existente em Minas Gerais.
A Origem Energia e a Eneva fecharam contratos para abastecer até dezembro de 2025 a Unidade Tubarão, em Vitória (ES), que é responsável por cerca de 60% de todo o consumo de gás natural da Vale. No local, operam seis plantas de produção de pelotas e uma de briquete de minério de ferro. Uma segunda planta de briquete será inaugurada no início do próximo ano. Esses produtos integram o portfólio “premium” da Vale.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir