Programa Aprendiz da Vale inicia primeira turma formada exclusivamente por jovens em situação de vulnerabilidade social

Nesta segunda-feira, 10, às 7h30, no Senai, Monte Castelo, acontecerá a aula inaugural da primeira turma de jovens aprendizes, exclusivamente formada por alunos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria Regional do Trabalho do Maranhão (SRT-MA), Senai e Vale. O programa terá duração de 1 ano e 8 meses e inclui uma fase teórica, com formação técnica do Senai em gestão industrial; e depois, uma fase prática. Os jovens, que tem entre 14 e 18 anos, terão carteira de trabalho assinada, salário proporcional à carga horária de formação, vale transporte, entre outros benefícios.

Os jovens dessa turma fazem parte de um trabalho desenvolvido pela SRT-MA e Ministério do Trabalho voltado ao combate do trabalho infantil, que articula parcerias com a iniciativa privada para viabilizar formação e oportunidades seguras e legais de trabalho a jovens em condições de vulnerabilidade social.

A Vale é parceira da SRT-MA nesta edição pioneira. A mineradora, que atua no Maranhão há 38 anos e emprega cerca de 22 mil pessoas entre diretos e terceiros, afirmou que o projeto está alinhado com sua ambição social, de combate à pobreza extrema e promoção de justiça social.

Somado à formação técnica dada pelo Senai, a Vale vai oferecer aos jovens apoio biopsicossocial, em parceria com o Sesi. O foco é o desenvolvimento humano mais amplo, com as competências de relacionamento e comportamento exigidas pelo mercado de trabalho, além de acolhimento e acompanhamento psicológico, voltados ao engajamento durante o projeto, evitando a evasão ou desistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!