Forró, tambor de crioula, shows e grupos de bumba meu boi de vários sotaques movimentam o Arraial do Ipem e o Canto da Cultura neste sábado (6) e domingo (7). No Centro Histórico de São Luís, o Canto da Cultura (localizado no cruzamento entre a Rua Portugal e a Rua da Estrela, no bairro Praia Grande) volta a apresentar atrações do Festival Cena Nordeste, projeto itinerante liderado pelo Consórcio Nordeste.
No sábado, a partir das 16h, o Canto da Cultura vai contar com Oficina de Reggae do Grupo de Dança Afro Malungo (GDAM), Tambor de Crioula Turma dos Crioulos, Tambor de Crioula Desejo de Benedito e Conceição, Cia Chegança, Forró Xenhenhem, show da cantora Núbia e Boi de Santa Fé, encerrando a noite.
O Maranhão é o terceiro estado a receber o Festival Cena Nordeste. Realizado desde a sexta-feira (5), o evento conta com mostras integradas dos nove estados do Nordeste, envolvendo produções de artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, cultura popular e música. O objetivo do Cena Nordeste é proporcionar intercâmbio artístico-cultural entre os estados nordestinos e fomentar o acesso à produção cultural da região.
Já no domingo (7), em continuidade à programação do São João do Maranhão 2024, o palco do Canto da Cultura recebe, também a partir das 16h, Boizinho Barrica, Tambor de Crioula do Mestre Leonardo, Trio Mandacaru e Boi Estrela de São João.
A programação do Canto Cultura, no coração do Centro Histórico, é voltada para todos os públicos. Clésio Sousa é turista de Fortaleza (CE) e ficou encantado com o “Maior São João do Mundo”. “Estou me sentindo muito bem recebido, a cidade é acolhedora. As pessoas têm um carinho enorme, sabem tratar bem os turistas. Os shows são sensacionais e eu e minha família estamos adorando”, ressaltou.
Shows e cultura popular no Arraial do Ipem
No tradicional Arraial do Ipem – localizado na Avenida dos Sambaquis, no bairro Calhau, em São Luís – a programação junina segue a todo vapor com apresentação de grupos culturais, shows de artistas locais e muito arrasta-pé no Barracão do Forró.
Sábado (6), o Palco Principal no Arraial do Ipem anima o público com o Tambor de Crioula de São Benedito Radional, Dança do Coco Pirinã, Boi de Santa Fé, show de Josias Sobrinho, Boi Mucunã de Tutóia, show de Fábio Alta Tensão, Boizinho Barrica e Boi de Nina Rodrigues, que fecha a programação à 0h. No Barracão do Forró, os grupos Forró das Sereias, Forró do Rui e Forró Encaixotado comandam a festa no sábado.
No domingo (7), será a vez do Arraial do Ipem receber a Quadrilha Junina Encanto do Interior, Dança Portuguesa Cultura Portuguesa, Boi Upaon Açú, show de Pedrinho Vamu Di Samba, Boi de Axixá, show de Mayara Lins, Boi da Lua e Boi da Pindoba. No mesmo dia, no Barracão do Forró, a animação fica por conta dos grupos Forró Suvaco de Cobra, Forró Top Xote e Forró da Ilha.
Cumprindo agenda de trabalho em São Luís, a economista Cristiane David, de São Paulo (SP), aproveitou a estadia em solo maranhense para conferir as atrações do Arraial do Ipem. “Já era uma vontade, um sonho antigo. Dessa vez eu consegui unir o trabalho com um pouco de lazer. Estou achando o São João do Maranhão maravilhoso. É uma expressão cultural fantástica e a gente percebe a preservação da tradição, da cultura. É indescritível”, conta a turista paulista.
Mais São João em julho
Realizados pelo Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Arraial do Ipem e o Canto da Cultura contarão com mais atrações juninas durante o mês de julho. No Canto da Cultura, as atrações do São João do Maranhão 2024 animam o Centro Histórico de São Luís até o dia 14 de julho, mesma data em que serão encerradas as festividades no Arraial do Ipem.
No Ipem, além das apresentações artísticas, Espaço Kids e diversos espaços instagramáveis, maranhenses e turistas podem aproveitar as delícias disponíveis na Vila Gastronômica. Uma grande variedade de comidas e bebidas podem ser encontradas nas barracas, food trucks, food bikes, quiosques e barracas do programa estadual Mais Renda – executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Mas a programação do São João do Maranhão não para por aí e as atrações culturais chegarão a mais três arraiais regionais nas próximas semanas: o Arraial de Cururupu (17 a 21 de julho), o Arraial de São José de Ribamar (12, 13 e 14 de julho) e o Arraial de Timon (15, 16 e 17 de julho).
Para obter mais informações e a programação completa do São João do Maranhão 2024, acesse o site (cultura.ma.gov.br) ou o perfil da Secma no Instagram (@cultura.maranhao). A programação também pode ser conferida no App São João do Maranhão, disponível para smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS.