Funcional kids

Treino funcional infantil durante a pandemia. Como funciona e seus benefícios.

O treino funcional pode ser uma boa escolha para as crianças nessa pandemia, contribuindo para a saúde e, lógico, sempre com medidas preventivas. Treino funcional É uma técnica onde se usa diferentes...

O Debate do Maranhão - 12/11/2020 20h31

O treino funcional pode ser uma boa escolha para as crianças nessa pandemia, contribuindo para a saúde e, lógico, sempre com medidas preventivas.

Treino funcional

É uma técnica onde se usa diferentes capacidades físicas para um único exercício, usando o peso do próprio corpo. É diferente das academias onde o indivíduo utiliza diversos aparelhos que trabalham um músculo por vez, no treino funcional são utilizados poucos acessórios e trabalham mais com o corpo em si, exigindo maior esforço físico e mental, exercitando todos os grupos musculares do corpo humano. Os exercícios são planejados de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para que serve

O treino funcional trabalha a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio, visando aperfeiçoar o condicionamento físico, os movimentos naturais das pessoas, como andar, correr, pular, alongar, etc. Também é capaz de prevenir lesões musculares.

O treino para as crianças durante a pandemia

Segundo Fernando Castelo Branco, dono da academia Cross Castelo Branco, localizada no bairro Monte Castelo em São Luís – MA, as medidas de segurança estão sendo tomadas, cada criança fica numa distância de dois metros uma da outra, uso de máscaras e álcool em gel, verificação da temperatura, tudo conforme as medidas de segurança.

Ele declara “a variedade física infantil é muito importante para a formação natural da criança, pois ela aprende gestos motores diferentes e ganha habilidades motoras variadas. E a diversidade prepara bem o corpo, prevenindo lesões, além de evitar a monotonia.” Fernando Castelo Branco também conta que no início, a criança quer, inclusive, testar todos os tipos de experiências, descobrir varias coisas, e futuramente ela acaba encontrando maior afinidade em uma modalidade. E é super importante nessa fase a diversidade para que a atividade física infantil não fique monótona e para que a criança não acabe abandonando a prática.

Sr. Fernando ressalta que “vale lembrar que jamais devemos impor uma modalidade a uma criança. Ela tem que se sentir bem na atividade física e se divertir com isso para tomar gosto pela prática. E se os pais puderem acompanhar e praticar junto, tanto melhor.” Afirmando que a prática em família dá muito certo, alem de colocar a saúde de todos em dia, estimula o crescimento e desenvolvimento, melhora postura, fortalece os ossos, músculos e articulações, melhorando o domínio do corpo.

Essa técnica está mais perto da realidade das crianças do que podemos imaginar, por conta das brincadeiras infantis que são consideradas como funcionais, como pular cordas e brincadeiras com corrida, pois trabalham a habilidade motora, assim a criança fica mais familiarizada.

A idade certa para iniciar, é com cinco anos, e é super indicado para a saúde dos pequenos.

Instagram: @crosscastelobranco

WhatsApp: (98) 9 8928-6493

Victoria Bayma

Colunista Social

Jádila Samilly

Estagiária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.