Deixa Eu Te Contar

por Flávia Bitencourt

Arquivos

Pulsar Cia de Dança comemora 20 anos com extensa programação

Programação será realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro no Odylo Costa Filho

O Debate do Maranhão - 24/08/2018 14h08

O Estado do Maranhão, com a riqueza de sua diversidade cultural, promove de forma natural, a formação de grandes artistas das mais diversas linguagens, tendo a “Dança” como uma de suas mais expressivas manifestações, sendo celeiro de bailarinos, professores, ensaiadores, cenógrafos e coreógrafos que formam um leque de profissionais da área de Dança, que vem ao longo do tempo marcando sua presença na história do Estado do Maranhão, com sua arte. Como parte dessa história, temos a Pulsar Cia de Dança, que vem a 20 anos atuando na área recebendo influência de diversas linguagens artísticas, onde ao longo do tempo a Pulsar formou bailarinos, promoveu intercâmbios culturais, participou e recebeu prêmios em Editais, Festivais Nacionais e apresentou ao público maranhense e de outros Estados brasileiros seu repertório de trabalho, sempre baseado na pesquisa e na experimentação.

Para comemorar este 20 anos de tantas vitórias e uma árdua luta nesta área tão gratificante, mais também de tantos sacrifícios e dificuldade , A Pulsar, vem realizar uma vasta programação com 4 dias de atividades com participação de Grupos, Escolas, Cias e dos mais diversos profissionais e parceiros da área, com o intuito de brindar e comemorar uma data tão difícil de se chegar e mais difícil ainda de se afirmar e sendo a única da área no Maranhão específica da Dança Contemporânea que conseguiu ultrapassar todas essas barreiras e continua na luta pra ultrapassar muitas outras que virão.

A programação intitulada “20 Anos Pulsando”, será realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 1º e 2 de setembro no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (Teatro Alcione Nazaré e Galeria Valdelino Cécio), onde irão acontecer Aulas de Jazz (Joilson Ferraz), Ballet Clássico (Cléo Junior), Dança Contemporânea (Fernando Saraiva), e Stiletto (Dante Assunção),  ministradas pelos professores/bailarinos da Cia para bailarinos profissionais convidados e acontecerão sempre nos horários das 16 as 18 hs na Galeria Valdelino Cecio, no Odylo Costa Filho gratuitamente.

“O intuito dessas aulas é mostrar para o público em geral que estará presente, como acontece uma aula de dança em toda as suas dimensões de formação e preparação técnica para profissionais dos estilos oferecidos, essa é uma forma real de mostrar o quanto é árdua e prazeroso ser profissional da Dança”, diz Abelardo Teles.

O resultado de toda esta preparação técnica a Pulsar mostrará uma vasta programação de apresentação de Espetáculos e Coreografias que acontecerão no turno da noite, com a participação de 40 Grupos, Cias, Escolas e Bailarinos Independentes que apresentarão o que tem de melhor na Dança do Estado. Esses trabalhos estarão disponibilizados nas programações noturnas que acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro às 19h, e dia 02 de Setembro às 18h, que iniciarão sempre com um vídeo comemorativo aos 20 anos da Pulsar.

Os Ingressos para a entrada nas programações noturnas terão um valor de 20,00 reais que poderão ser adquiridos na Sede da Cia ou na Bilheteria do Teatro Alcione Nazaré.

Dentre os convidados estarão a Escola de Dança Adágio, Ateliê contemporâneo Cia de Dança, NAE – Núcleo Arte Educação do Teatro Arthur Azevedo, NAI – Núcleo de Arte da Ilha, Ballet Olinda Saul, Studio Luzia Aureliano, Cia Street Master, Dance Class – SESC, Solange Costa, Grupo Gamar, Arianna Lopes, Grupo Fuá, Escola de Dança Corpo e Alma, Movimentar Cia de Dança, Grupo Iracema Abreu, Fly Dance Company, Grupo Crushes, Larissa Carvalho, SMAD, Ballet Tavares, Academia Bodytech, Academia Ateliê, Coletivo em Dança, Josué Moura, Jr Style, Trois Dance, Gabriel Evangelista, Cia Alem da Dança, Clay Carlos, Escola de Dança Expressar,  e logico a Aniversariante Pulsar Cia de Dança e as suas diversas ramificações – Estúdio Pulsar e Projeto Pulsar Jovem. Como convidado mais que especial teremos a apresentação dos amigos do “Pão com Ovo”, num dia todo especial – dia 30 de agosto (dia da Fundação da Cia), onde farão a abertura da programação com muita irreverência e alegria.

A programação se justifica pela grande dificuldade encontrada de realizar atividades da área e intercâmbio para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da dança maranhense.

“Esse projeto se faz necessário para uma maior aproximação e apropriação de bens culturais por parte de uma população normalmente distante deles e se torna um desafio e um aprendizado já que no mesmo processo o artista se alimentará de novo material para suas futuras criações, democratizando o acesso a produção cultural. Queremos promover e possibilitar um dialogo entre artista/comunidade fortalecendo assim os Grupos, Cias, Escolas e Profissionais e público”, conclui Abelardo Teles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *