IMPRÓPRIAS

Praias de São Luís e São José de Ribamar estão impróprias para banho

Com o período de final de ano e o inicio das férias, a movimentação nas praias aumenta, mas é...

Com o período de final de ano e o inicio das férias, a movimentação nas praias aumenta, mas é preciso estar atento as condições de balneabilidade das praias. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) do Maranhão divulgou relatório nesta quinta-feira (27) revelando que todas as praias de São Luís e São José do Ribamar estão impróprias para banho.

O monitoramento foi realizada entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, acompanhamento semanalmente a condições de balneabilidade de 21 praias da Ilha.

Segundo nota divulgada pela secretaria, o lixo nas ruas da cidade foram levados até o mar pelas chuvas.“A ocorrência de chuvas no período em estudo contribuiu para a extrapolação dos Valores Máximos Permitidos para Enterococos, pelo carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas e drenagem fluvial para as águas
marítimas, influenciando negativamente as condições de balneabilidade das praias”.

Entre os pontos analisados estão as Praias da Ponta D’areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Araçagy e Praia do Meio.

O monitoramento leva em consideração as densidades de coliformes fecais encontradas nas amostras. A recomendação é para não tomar banho nas praias impróprias, evitar o contato com os cursos d’água que afluem às praias, evitar a ingestão de água do mar e não levar animais à praia.

Segundo especialistas, os riscos do contato com água contaminada são a exposição a bactérias, vírus e protozoários, que podem levar a doenças ou infecções. As doenças mais comum nesses casos são gastroenterite, infecções de olhos, ouvidos, nariz, garganta e, em situações mais graves, disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados