UNIÃO

PCdoB deve confirmar incorporação do PPL no próximo domingo

Após um pequeno impasse e algumas reuniões internas, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) anunciou a incorporação do PPL...

Após um pequeno impasse e algumas reuniões internas, o PCdoB (Partido Comunista do Brasil) anunciou a incorporação do PPL (Partido Pátria Livre) em acordo que deverá ser oficializado formalmente neste domingo (2).

O objetivo da “fusão” é conseguir cumprir com os requisitos da cláusula de barreira, que barra o tempo de TV e o dinheiro do fundo partidário conforme o desempenho nas urnas. Os dois partidos não conseguiram cumprir estas regras individualmente.

O PPL reelegeu apenas um deputado federal nas eleições de 2018, enquanto a bancada do PCdoB será formada por nove deputados federais a partir de 2019.

Vale ressaltar que o partido é um dos de maior influência no Maranhão com a presença do governador Flávio Dino, dos deputados federais Rubens Júnior e Márcio Jerry e os deputados estaduais Duarte Júnior, Othelino Neto, Carlinhos Florêncio, Professor Marco Aurélio, Ana do Gás e Adelmo Soares.

No início da semana, os presidentes dos dois partidos: Luciana Santos (PCdoB) e Sérgio Rubens Araújo Torres (PPL) divulgaram um comunicado confirmando a parceria.

“Diante desse quadro e visando a cumprir suas responsabilidades com o Brasil e seu povo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Pátria Livre (PPL) iniciaram um elevado diálogo, buscando uma solução política e jurídica para atender às exigências, na forma da lei, de superação da cláusula de desempenho – e assim criar as condições para seguir cumprindo um papel relevante na busca de soluções para o Brasil, particularmente nesse período de resistência democrática em que ingressamos”, afirma.

Prossegue a nota: “de comum acordo, as direções das duas legendas concluíram, então, que o caminho para realizar os objetivos propostos é o da unidade, cujo encaminhamento prático, legal e imediato é a incorporação do PPL ao PCdoB. Esse processo, assentado na legislação e nos estatutos das duas legendas, se efetivará simultaneamente em suas instâncias de decisão e deliberação”.

De acordo com a nota, haverá uma reunião conjunta das duas legendas no próximo domingo (2) no Sindicato dos Eletricitários, em São Paulo, onde será comunicada a decisão tomada e divulgados maiores detalhes do acordo.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados