CONSCIENTIZAÇÃO

Órgãos de controle realizam caminhada contra a corrupção em São Luís

O evento, que  aconteceu no Parque Estadual Sítio do Rangedor, reuniu autoridades e a população.

O Debate do Maranhão - 09/12/2019 14h20

A Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão realizou na manhã desse domingo, 8,  Caminhada Contra a Corrupção. O evento, que  aconteceu no Parque Estadual Sítio do Rangedor, reuniu autoridades e a população, e teve como objetivo promover o debate e mobilizar a sociedade através do esporte.

Organizada pela empresa Eu Corro Eventos Esportivos, a Caminhada Contra a Corrupção teve inscrições gratuitas. Os participantes receberam a camisa no local do evento. O percurso foi de 1,5km e a estrutura montada incluiu distribuição de água e kit de frutas, além de ambulância. O bloco maranhense Os Feras fez uma apresentação ao final da caminhada.

A Rede de Controle da Gestão Pública é formada por instituições como  Ministério Público do Maranhão (MPMA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria Estadual de Transparência e Controle, Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município (CGM) e Ministério Público de Contas (MPC), dentre outras.

Representando o MPMA, estiveram presentes o procurador geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; o diretor da Escola Superior do MPMA, Márcio Thadeu Silva Marques; o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim; o coordenador de Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (Caop-Proad), Cláudio Rebêlo Coelho Alencar; e os promotores de justiça Francisco Aquino da Silva, Laura Amélia Barbosa, Jorge Ribeiro e Thiago Pires.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, falou do trabalho realizado. “O Ministério Público do Maranhão trabalhou o ano inteiro no combate à corrupção. Tivemos resultados excelentes, mas não trabalhamos sozinhos. A atuação em conjunto da Rede de Controle foi essencial para o sucesso das nossas ações.” Ele também lembrou a importância da data e falou sobre os efeitos negativos da corrupção. “A corrupção infelicita a vida do povo brasileiro e é uma das maiores causas da pobreza do nosso país. Precisamos unir esforços e trabalhar para diminuir as diferenças sociais e construirmos um país mais justo. Vamos continuar nessa luta”.

Segundo o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim, ” o objetivo é destacar a importância da prevenção e do enfrentamento da corrupção. “Precisamos combater os grandes atos de corrupção mas também devemos estar atentos às ações do dia a dia. Precisamos acompanhar as ações para que o dinheiro público seja sempre bem empregado”. Ele também afirmou que “em um evento esportivo como este, saímos dos gabinetes, estamos perto do povo e conseguimos chamar a atenção para o tema”.

Em sua fala, o coordenador do Caop-Proad, Cláudio Rebêlo, destacou que “As ações de combate à corrupção foram realizadas o ano inteiro, em várias fases do trabalho planejado. Este evento também é uma maneira de marcar posição, interagir com o cidadão e demonstrar para a sociedade que estamos sempre vigilantes.”

O superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre Walraven, agradeceu a participação de todos e afirmou que “a Rede de Controle tem realizado um trabalho incansável, defendendo sempre a boa aplicação dos recursos públicos. A presença de todos aqui demonstra a força desse trabalho e a importância do engajamento da sociedade no combate à corrupção.”

Na avaliação da secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães, “este momento é muito positivo. Os cidadãos estão cada vez mais conscientes e acompanhando os trabalhos dos gestores. Os números da Secretaria indicam que tivemos mais de 2 milhões de acesso ao Portal da Transparência. Sem dúvidas, é um número expressivo que reflete o resultado do trabalho realizado”.

O controlador-geral do Município, Jackson dos Santos Castro, também participou da Caminhada Contra a Corrupção. Em sua fala, afirmou que “a Controladoria Geral do Município integra a Rede de Controle há mais de 5 anos. Fazemos parte, também, de uma ação estratégica no combate à corrupção e à fraude, atuando no munícipio de São Luís para evitar que esses tipos de ações aconteçam.”

O Ministério Público Federal foi representado pelo procurador Juraci Guimarães.

Todos os anos a Rede de Controle realiza eventos para marcar a data. No ano de 2016 foram realizadas atividades culturais e panfletagem na Praça Deodoro. Em 2017, uma corrida na Avenida Litoranea. Em 2018 um passeio ciclístico e em 2019 uma caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *