GOVERNO BOLSONARO

Marcos Pontes quer alugar base de Alcântara

O futuro ministro de Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, defendeu o uso comercial da base de Lançamento de...

O futuro ministro de Ciência e Tecnologia, o astronauta Marcos Pontes, defendeu o uso comercial da base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Na prática, seria alugar a base para outros países. Para ele, a proposta não fere a soberania nacional.

“Não fere a soberania de jeito nenhum. Da mesma forma que Kennedy Space Center faz lançamento de outros países, com equipamentos de outras nações, podemos fazer aqui a mesma coisa. Existe essa possibilidade e vai ser reestudado tudo isso para termos um centro de lançamento comercial operacional”, disse o futuro ministro.

A medida já vem sendo negociada pelo governo Michel Temer, através do acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos. A intenção do governo de  Temer é finalizar o acordo ainda neste ano e permitir que os recursos obtidos com o uso comercial de Alcântara com lançamento de satélites por qualquer país interessado em fazê-lo. Ele espera faturar R$ 140 milhões por ano.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados