JEMS

Jogos Escolares Maranhense terá Parque Olímpico

Os Jogos Escolares Maranhense (JEMs) de 2019 terá um Parque Olímpico. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (08) durante o lançamento oficial da competição, marcada para ser iniciada no dia 23 de...

O Debate do Maranhão - 09/05/2019 12h43

Os Jogos Escolares Maranhense (JEMs) de 2019 terá um Parque Olímpico. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (08) durante o lançamento oficial da competição, marcada para ser iniciada no dia 23 de junho e, com as finais previstas para o dia 23 de agosto. Neste ano, a disputa surge com uma nova marca e trazendo várias novidades.

A nova marca publicitária reúne as cores das bandeiras do Maranhão e do Brasil e também o tema que nesta edição “a integração pelo esporte”. A intenção é trazer o espírito esportivo, lotar ginásios e reunir toda classe estudantil para as competições e torcidas.  Nesse ano, o nome do troféu prestará uma homenagem a um atleta, já falecido, que deixou seu nome marcado na história do esporte maranhense. A escolha será feita por meio de enquete realizada nas redes sociais.

Outra inovação é a disponibilização de um aplicativo que vai permitir acompanhar as classificações das disputas e até acompanhar os jogos que serão transmitidos ao vivo nele. Nesta edição também, as disputas das quartas de finais voltam a acontecer, permitindo um numero maior de equipes classificadas. A organização dos jogos precisaram redividir as regionais, uma vez que muitas delas estão muito lotadas de municípios. Agora, serão oito regionais, onde a maior deles tem quatorze municípios e a menor tem oito. “Neste ano, a gente volta com as disputas das quarta de finais, que era um pedido dos técnicos que a gente voltasse com a disputa. Então, a gente aumentou o número de jogos. A gente também volta com a edição do troféu olímpico”, explicou Rosana Mota, diretora técnica do JEMs.

Nos jogos escolares, considerado o maior evento esportivo do Maranhão, terão 3 categorias: infantil que inclui 13 modalidades, infanto, com 14 modalidades e paraolímpicos com 7 modalidades. Serão 8 municípios sediando as etapas regionais. No total de 98 cidades participantes, reunindo 3 mil e 500 atletas. “A essência dos JEMs hoje é diferente. Na década de 80, o JEMs era composto, era tocado, principalmente por escolas particulares de São Luís. Hoje, é um evento onde 99%da participação é de escolas públicas e do interior do Maranhão. Então, ele é hoje uma ferramenta de interação entre esses jovens, entre esses alunos do Maranhão”, declarou o secretário de esporte e lazer, Rogério Cafeteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *