Saúde

Entenda a diferença e os benefícios dos óleos essenciais e vegetais para a sua saúde e bem-estar

Óleos Vegetais X Óleos Essenciais: Qual a diferença?

O Debate do Maranhão - 28/05/2021 13h55

Quem conhece uns poucos sobre óleos vegetais e essenciais, sabe os benefícios que eles podem trazer para a nossa saúde e bem-estar. Há muitas pessoas que gostam de fazer séruns e misturinhas com óleos, mas é importante saber as especificidades de cada óleo, seja sobre a pele, cabelos e/ou couro cabeludo, e também saber diferenciar e utilizar óleos vegetais e óleos essenciais.

Os óleos vegetais são extraídos das partes gordurosas das plantas, como sementes, por exemplo. Existem plantas que podem conter óleo essencial e vegetal, como a Copaíba. Os óleos vegetais rancificam com facilidade. A combinação com vitamina E, que tem ação antioxidante que ajuda na sua conservação.

Já os óleos essenciais, segundo a Empório Servisfit, são compostos naturais extraídos da parte aromática das plantas, como folhas, flores, galhos, troncos, raízes e casca de frutos. Os óleos essenciais possuem, em sua composição, substâncias que protegem as plantas e o organismo humano, devido a suas finalidades cosméticas e terapêuticas. Eles conseguem penetrar em nosso organismo ao serem inalados ou através da pele, sendo absorvidos pela corrente sanguínea e metabolizados pelo corpo.

Benefícios dos Óleos Essenciais:

  • Óleo essencial de Eucalipto – é 100% puro e natural. Indicado para problemas respiratórios como: congestão nasal, sinusite e bronquite. Expectorante e mucolítico – gripes, resfriados, tosse, bronquite, pneumonia, acúmulo de catarro, sinusite, infecções de garganta.
  • Óleo de Copaíba – serve para tratar problemas no organismo relacionados com as vias urinárias e respiratórias, assim como serve para desinfectar e cicatrizar feridas ou problemas de pele.
  • Óleo essencial de lavanda – equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.

Benefícios dos Óleos Vegetais:

  • O AMÊNDOA DOCE – é um ótimo emoliente que proporciona extrema maciez, protegendo e melhorando a flexibilidade e a elasticidade da pele. Rico em vitaminas A e B e alto poder de penetração na pele, pode ser adicionado como excelente emoliente em loções, cremes para massagens no corpo, rosto e óleos de banho.
  • O GERGELIM – auxilia no clareamento de manchas escuras, hidrata e nutre pele e cabelos. Melhora a elasticidade da pele, auxilia a evitar bactérias da boca.
  • SEMENTE DE UVA – é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens, e leve quase sem odor. Possui ação tonificante e revitalizaste da pele, previne estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Evita o aparecimento de rugas e auxilia no combate a acne, alergias e eczema.
  • COPAÍBA é um óleo de aroma resinoso indicado para tratar micoses de pele e unha, trata o couro cabeludo com caspas e seborreia, utilizado também em cortes, picada de inseto e ferimentos. Para o sistema respiratório, auxilia nos tratamentos de pneumonia, tosse e sinusite, através da inalação, vaporização ou durante o banho.

A Empório Servisfit, além de vender produtos naturais, suplementos esportivos e alimentação ultracongelados, se preocupa na saúde e bem-estar das pessoas, através do seu perfil do instagram (@emporioservisfit), dá várias dicas sobre alimentos, óleos, suplementos e etc.

Por: Nicolle Schalcher – Estagiária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *