ELEIÇÃO FAMEM

Liderança de ponta a ponta: Erlânio Xavier é eleito presidente da FAMEM

Defendendo um discurso incisivo pautado na união e no fortalecimento do municipalismo, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), comprova favoritismo garantindo a vitória na disputa pelo comando da entidade Desde...

O Debate do Maranhão - 31/01/2019 17h55

Defendendo um discurso incisivo pautado na união e no fortalecimento do municipalismo, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), comprova favoritismo garantindo a vitória na disputa pelo comando da entidade

Erlânio contou com o apoio da maioria absoluta dos prefeitos

Desde que lançou sua candidatura à presidência da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), se viu diante de um enorme desafio que colocou à prova a sua notória habilidade de articulação política, que era, àquela altura, manter sua vantagem frente ao seu adversário, o prefeito de Tutum e atual presidente da entidade, Cleomar Tema (PSB). Começava ali uma exaustiva corrida em busca de novas adesões de prefeitos à sua candidatura a fim de consolidar sua vitória.

Governador Flávio Dino mediou o consenso entre os candidatos

O resultado obtido na eleição da casa, ocorrida nesta quarta-feira, 30, comprovou o favoritismo de Erlânio. Concorrendo em chapa única, após Tema anunciar que desistiria de levar adiante a sua enfraquecida candidatura (depois de ter sido convencido pelo governador Flávio Dino, em reunião realizada às vésperas do pleito), o pedetista sagrou-se campeão absoluto. “Esta vitória simboliza o anseio da nossa classe visando ao fortalecimento do municipalismo e a união de todos”, disse o presidente eleito.

Erlânio sempre foi visto pelos mais próximos como um empreendedor talentoso. Natural de Bodocó – PE, 44 anos, empresário e pecuarista de sucesso, ingressou na carreira política ainda jovem, desempenhando atribuições de bastidores. Mudou-se para o Maranhão, instalando-se no município de Igarapé Grande, a 311 km de distância da capital. Desde então, iniciou um projeto político arrojado que o conduziu à prefeitura daquela cidade, em 2016, onde sua gestão detém, segundo pesquisas recentes realizadas pelo instituto Data M, um índice surpreendente de aprovação pela população de 95,2%.

Erlânio Xavier contou com o apoio bdo amigo senador Weverton Rocha

Atualmente é o presidente estadual em exercício do PDT, partido que tem como seu maior representante maranhense no cenário nacional o senador eleito Weverton Rocha, com quem mantém uma sólida amizade. Aliás, foi Erlânio um dos principais responsáveis por cooptar grande parte do apoio de importantes políticos Maranhão afora que resultou na esmagadora vitória de Weverton no último pleito, alcançando quase 2 milhões de votos.

Erlânio Xavier comandará a FAMEM no próximo biênio 2019/2020, enquanto Cleomar Tema passar é a ser o presidente de honra da entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *