Deixa Eu Te Contar

por Flávia Bitencourt

Arquivos

Casa Louvre Experience

Exposição de Arquitetura, Design e Decoração que reúne renomados profissionais do Maranhão e quer surpreender o público

O Debate do Maranhão - 24/05/2018 13h28

Angélica Claudino – Diretora do Louvre Magazine e idealizadora da exposição Casa Louvre Experience. (Foto: Divulgação)

Visualizar, nos mínimos detalhes, aquela peça ou aquele móvel dos desejos, em qualquer que seja o ambiente e esteja o cliente onde estiver. Essa é exatamente a proposta do “Experience”, um dos ambientes mais revolucionários da Casa Louvre Experience, mostra de Arquitetura, Design e Decoração realizada pela segunda vez, em São Luís. Este ano, o tema da exposição é “Tecnologia e Design”, dois elementos indispensáveis quando se pensa em vanguarda no mercado mundial do segmento.

O ambiente “Experience”, idealizado pela Diretora do Louvre e criadora desta segunda edição do evento, Angélica Claudino, foi executado pela Designer de Interiores Danielly Lopes e pelo arquiteto Felipe Brito, do escritório Arda Arquitetos.  Com a utilização da mais arrojada tecnologia digital, nesse espaço, os visitantes usarão um óculos de realidade virtual, que permite a experiência de entrar em um ambiente com visão em 360 graus. Além disso, a realidade aumentada, outro artifício tecnológico disponibilizado, permitirá aos usuários mobiliarem qualquer cômodo, nos mínimos detalhes, a partir de um celular ou tablet, após baixar um aplicativo que contém 50 peças do acervo de movelaria do Louvre. “O aplicativo vai permitir que o público se transporte para qualquer ambiente, como a sala da própria casa, por exemplo, e visualize como o móvel se encaixa no cenário”, explica a Designer de Interiores. Associadas, as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada são um marco na Arquitetura e no Design mundial.

Angélica Claudino rodeada por parte da equipe de profissionais da Arquitetura e do Design que assinam os ambientes da exposição. (Foto: Divulgação)

Nos demais ambientes, os profissionais trazem referências das últimas tendências, apresentadas em mostras internacionais, para criar ambientes funcionais e inovadores, com personalidade e ousadia. Assim, surgiram espaços estilosos, arrojados, com características bem diferentes e singulares. “Todos os ambientes são ímpares, pois pensamos em uma exposição que inspire o público a criar, a desejar viver ou trabalhar em um lugar que tenha a sua cara, o que é possível com a consultoria de um profissional da área”, destaca Angélica Claudino, idealizadora da exposição.

Ambientes

Além do ambiente revolucionário que dá nome à mostra, outros 25 compõem a exposição, dos quais diversos são assinados por respeitados escritórios de Arquitetura e Design do Maranhão. Os espaços ambientados pelos profissionais foram: “Canto do DJ”, “Sala de estar e jantar do Ambientalista”, “Varanda – O Império de um Navegador”, “Varanda da Bossa Urbana”, “Loft do Designer”, “Suíte do Colecionador”, “Recortes do Nordeste”, “Loft da Estilosa – Alma Verde e Coração Rosa”, “Essential Fashion Loft”, “Sala de estar e jantar da Botânica”, “Maison Pompidou”, “Sala e varanda do jovem casal”, “Casa Jardim – Refúgio Urbano”, “Studio do Cara”, “Sala Íntima”, “Loft da Artista”, “Escritório Polivalente – Desvio para o Rosa”, “Living e Jantar do Casal de Executivos”, “Quarto do Jovem Músico”, “Quarto da Paisagista” e “Sala de estar Talk”.

Outros 3 ambientes foram elaborados por estudantes, orientados por professores e coordenadores de instituições de ensino superior. Os futuros profissionais, estudantes de três instituições de ensino superior que oferecem cursos nas áreas de Arquitetura e Design de Interiores, participaram de pré-seleções nas próprias faculdades onde estudam para terem a oportunidade de assinar um ambiente na Casa Louvre. As equipes, formadas por alunos, professores e coordenadores dos cursos, elaboraram os seguintes ambientes: “Office do Jovem Advogado” – Equipe Pitágoras; “Estar do Paradigma” – Equipe UNDB; e o “Terraço BoHo Litoral” – Equipe UniCeuma.

Com essa participação, a Casa Louvre promove um aprendizado bilateral, uma vez que, para os estudantes a mostra entra no currículo como um grande laboratório de prática do que aprendem em sala de aula. Para o Louvre, essa participação estudantil é uma oportunidade de formar novos profissionais para o mercado de trabalho. Para finalizar os ambientes a equipe do Louvre também elaborou o encantador: Quarto da Menina.

Infinitas possibilidades

Para facilitar o acesso do público ao mercado do Design e da Arquitetura, a Casa Louvre buscou integrar sofisticação e conforto, além de funcionalidade, em todos os ambientes. “A nossa proposta é apresentar maneiras fáceis de criar espaços e ambientá-los com o ‘DNA’ de quem o ocupa ou o frequenta. Assim, com criatividade, os profissionais demonstram todas as possibilidades de viver bem”, destaca Angélica Claudino, que é apaixonada pelo universo da Decoração.

Para valorizar o trabalho artístico desses grandes profissionais e movimentar o mercado da Arquitetura, do Design e da Decoração, a Casa Louvre abre as portas à visitação no dia 25 de maio, sexta-feira, e permanecerá aberta durante três semanas, até o dia 17 de junho, domingo. A entrada é gratuita.

NÚMEROS DA CASA LOUVRE

– 2.175m² de espaço destinado à exposição

– 46 Participantes, entre Arquitetos, Designers de Interiores, Professores, Coordenadores de Cursos e estudantes universitários

– 26 Ambientes, sendo 22 assinados por profissionais, 3 por universidades, 1 pela equipe do Louvre

– 3 Instituições de ensino superior do Maranhão

– 24 Dias de exposição

SERVIÇO

O que: Casa Louvre Experience – Tecnologia e Design

Quando: De 25 de maio a 17 de junho

Onde: Louvre Magazine – São Luís Shopping

Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *