2º TURNO

Bolsonaro ganha apenas de Haddad no 2º turno, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) traz 10 cenários de segundo turno. Líder nas pesquisas de intenção de voto sem a presença de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL) é derrotado na maioria das simulações da segunda etapa da...

O Debate do Maranhão - 22/08/2018 12h36

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) traz 10 cenários de segundo turno. Líder nas pesquisas de intenção de voto sem a presença de Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSL) é derrotado na maioria das simulações da segunda etapa da eleição.

Foram entrevistados 8.433 eleitores em 313 municípios brasileiros nos dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Quando Lula é apresentado como candidato, ele vence todas as disputas de segundo turno: por 53% a 29%, contra Geraldo Alckmin (PSDB); 52% a 32%, contra Bolsonaro; e 51% a 29%, contra Marina Silva (Rede).

Além de perder para Lula, Bolsonaro é derrotado por Marina — por 45% a 34% — e por Alckmin — 38% a 33%.

Com Ciro Gomes (PDT), há um empate técnico: o ex-governador do Ceará tem 38% contra 35% de Bolsonaro. Ciro, porém, está numericamente à frente do deputado federal.

Bolsonaro só vence mesmo Fernando Haddad (PT), atualmente vice de Lula que deve substituí-lo na corrida presidencial. O capitão da reserva tem 38% contra 29% do ex-prefeito de São Paulo.

Como Lula foi condenado em 2ª instância e está preso desde abril, em Curitiba, ele é considerado “ficha suja” e deve ser barrado pela Justiça Eleitoral. Por isso, seu nome deverá ser substituído pelo do vice.

Outros resultados de segundo turno

Além de vencer Jair Bolsonaro, Marina Silva bate Geraldo Alckmin por 41% a 33%.

O ex-governador de São Paulo, por sua vez, ganha de Ciro Gomes por 37% a 31%. E de Fernando Haddad, por 43% a 20%.

Nos cenários de segundo turno, houve crescimento de Lula e Alckmin, estagnação de Bolsonaro e oscilação de Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *