CULTURA

Biblioteca Pública Benedito Leite atrai amantes da leitura

Fundada em 3 de maio de 1831 e considerada a segunda biblioteca mais antiga do país, a Biblioteca Pública Benedito Leite possui um acervo único no Maranhão, que chama atenção de muitos...

O Debate do Maranhão - 30/04/2019 12h17

Fundada em 3 de maio de 1831 e considerada a segunda biblioteca mais antiga do país, a Biblioteca Pública Benedito Leite possui um acervo único no Maranhão, que chama atenção de muitos leitores. Ao longo de quase dois séculos de existência, a Benedito Leite abriga raridades, como a maior coleção de jornais do nosso estado, são mais de 500 títulos, e um manuscrito de Machado de Assis enviado a Arthur Azevedo.

Ao todo, são mais de 140 mil livros em diversos formatos: em tinta, em braile, em papel, audiolivro, acervo de fotografias e manuscritos. Entre os livros mais disputados estão os de literatura e Ciências Sociais.

Empréstimo

Por mês, são emprestados em torno de 1.500 livros e 150 novas carteirinhas de leitores são feitas. Cada leitor pode pegar até 3 livros por vez, podendo ficar até 8 dias com o livro para leitura em casa. No entanto, a retirada de um exemplar só pode ser feita após o leitor fazer a carteirinha no local. Para fazer a carteirinha, é preciso levar CPF, identidade, comprovante de residência.

Funcionamento

A Biblioteca Pública Benedito Leite está de portas abertas de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 19hrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *