ELEIÇÕES OAB-MA

Apoio crescente fortalece Mozart Baldez na disputa pela OAB-MA

Advogados da capital e do interior gravaram vídeos em apoio à pré-candidatura de Mozart Baldez para a presidência da...

Advogados da capital e do interior gravaram vídeos em apoio à pré-candidatura de Mozart Baldez para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Entre os apoiados destaque para vários professores. Uma delas foi a professora e advogada Claudia Roberta dos Anjos Divino, que expôs as razões pelas quais declarou seu apoio ao colega.

As gravações compartilhadas pelo Facebook, são referendadas por nomes de peso, como os dos advogados Rocha Belarmino, da subsecção de Presidente Dutra-MA; Elizângelo Lobo, de Santo Antônio dos Lopes-MA; Ionara Pinheiro, Marco Aurélio Haickel e Itamargarethe Corrêa Lima, ambos de São Luís, entre outros. Além do apoio à candidatura de Mozart Baldez, algumas declarações de apoio fazem duras críticas ao Judiciário.

Confira a seguir algumas manifestações:

RAZÕES PELO APOIO


A professora e advogada, Claudia Roberta dos Anjos Divino, que milita ativamente há quase vinte anos na advocacia maranhense, expôs as razões pelas quais declarou seu irrestrito apoio ao pré-candidato à presidência da OAB-MA, Dr. Mozart Baldez. Dentre elas destacou os valores morais e legais defendidos pelo colega, os quais se coadunam com o seu modo de pensar e proceder.

“Seu perfil profissional pautado na honestidade de propósitos, sua atuação em prol da prática advocatícia pautada nos diplomas legais vigentes, sua capacidade de resgatar a confiança e a respeitabilidade à classe dos advogados maranhenses e finalmente por apresentar um ideário coletivo de consolidação e cumprimento das nossas prerrogativas. Essas são as razões que me fazem confiar que ele é capaz de desenvolver um excelente trabalho à frente da OAB/MA”, destacou.

CONFIANÇA PARA REPRESENTAR

O advogado Tufi Maluf Saad destacou que irá apoiar o pré-candidato à seccional maranhense da OAB Mozart Baldez, pela confiança que tem no colega para representar a classe. Além dele, vários advogados gravaram de forma espontânea manifestações nesse sentido. Um deles foi Adriano Santos Araújo que afirmou que o causídico representa a advocacia.

ADESÃO INTERIORANA

Os advogados do interior também gravaram de forma espontânea manifestações em apoio a Baldez. É o caso, por exemplo, do Dr. Rocha Belarmino, da subsecção de Presidente Dutra-MA, que destacou os motivos de sua adesão. O advogado Elizângelo Lobo, de Santo Antônio dos Lopes-MA chegou a explicar que estará imbuído com a causa defendida por uma entidade que possa verdadeiramente representar a classe.

LUTA E PROSPERIDADE

O doutor Marco Aurélio Haickel, advogado militante, também ratificou o apoio ao colega, definindo-o como um homem integro, ético e com alto conhecimento jurídico, e que acredita na advocacia como um instrumento de luta e prosperidade enquanto classe e profissão.

O jovem advogado Victor Rabelo Abdalla chegou a elencar as inúmeras razões pelas quais apoia, incondicionalmente, o pré-candidato. “Por ter sido um advogado sensível e combatente aos problemas que assolam a advocacia no Maranhão”, afirmou.

Na opinião do jovem advogado Rick Leal Frazao, OAB precisa voltar a ter o advogado como prioridade, por isso, segundo ele, resolveu declarar apoio a Baldez.

“Como jovem advogado ao ouvir os discursos da maioria dos candidatos percebo apenas mais do mesmo. Política de compadrio, cafezinhos da tarde e batidas nas costas. Diálogo é preciso, mas respeito também. A OAB precisa voltar a ter o advogado como prioridade. Hoje entendo que o Dr Mozart é o único que tem a coragem, firmeza e postura necessárias para estar à frente da OAB/MA”, informou.

Ao declarar seu apoio, a advogada Ionara Pinheiro destacou que “seguir Mozart Baldez, é seguir um homem ético, correto, de apuro técnico e, acima de tudo, de coragem, que conhece em toda sua magnitude os problemas que afligem a advocacia”.

REPRESENTAÇÃO EFETIVA

Fundamentado no que conhece do advogado criminalista Mozart Baldez, o advogado Fabio Abundaza declarou seu apoio ao colega, em razão da ética, respeito e transparência, além da vontade de fazer com que a seccional da OAB/MA realmente funcione em prol da categoria.

Já a jovem advogada Rafaela Lago disse que seu apoio ao advogado Mozart Baldez surgiu por acreditar no trabalho e compromisso com toda a classe, não apenas como uma minoria. Nesse mesmo sentido, a advogada Maria Luzinete também reforçou sua defesa no projeto por acreditar na postura e a atuação profissional do colega, que de acordo com ela, foram às razões que ensejaram seu apoio.

Militante há vários anos, o advogado José Raimundo Figueiredo – foi mais um de tantos outros que hipotecou apoio ao colega Mozart Baldez. “Somos esquecidos pela OAB enquanto advogados. Apenas no período eleitoral somos lembrados pela entidade”, enfatizou.

CARÁTER ILIBADO

O advogado Marcio Rabelo, que responde pela corregedoria da SSP/MA – expôs as razões porque acredita nos posicionamentos do Dr. Baldez.

“Com a atual crise pela qual passa advocacia nesses últimos anos, é necessário revitalizar a Ordem no Maranhão, nesse sentido, acredito que o advogado Baldez tem se mostrado preparado tecnicamente para mudar essa História. Sua atitude muitas vezes radical no enfretamento ao “endeusamento” do Judiciário maranhense é no sentido de enaltecer a atividade advocatícia que muitas vezes fica ofuscada pelos juízes, promotores e delegados”.

O caráter ilibado, a capacidade de liderança e dialogo, bem como o respeito a todos, foram às razões primordiais que levaram o advogado Elias Neto a aderir ao grupo que apoia o advogado Mozart Baldez.

POR UMA OAB COMBATIVA

O advogado Luís Fernando Pires apontou as razões pelas quais escolheu Mozart Baldez para representa-lo. “Apoio Mozart Baldez pela inteligência, competência, sem contar, ainda, pelo fato de ser um defensor eterno das minorias”, justificou.

Para o advogado Armstrong Lemos, que atua na baixada maranhense, apoiar Baldez é apostar numa OAB mais atuante e combate na luta pelos direitos e prerrogativas dos colegas de profissão.

O advogado Marcio Rabelo, especialista na área de Direitos Humanos, que atualmente responde pela pasta da Ouvidoria SSP-MA,foi outro que declinou apoio a chapa a Ordem é Reconstruir, por acreditar que Baldez tem se mostrado preparado tecnicamente para mudar essa História.

Ao declarar apoio ao colega, o advogado trabalhista Valdir Rubinha, disse que “reconhece no doutor Mozart Baldez – uma pessoa proba, honesta e, acima de tudo, lutadora pelos ideais de reconstruir a categoria dos advogados, a fim de que seja respeitada pela sociedade”.

MULTIPLICANDO APOIOS

Após declarar apoio ao advogado criminalista Mozart Baldez à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), a advogada Itamargarethe Corrêa Lima passou a semana intensificando novas adesões à candidatura do criminalista na disputa pelo comando da entidade que representa os advogados no estado. A advogada Itamargarethe, que também é jornalista por formação, garantiu o apoio de vários colegas da advocacia. Um deles é o Dr. Roberto Cutrim.

“Se a doutora [Itamargarethe] apoia, eu também passo a dar meu apoio é incondicional. A partir de hoje vou vestir a camisa. Agora serei mais um multiplicador trabalhando parar construir o caminho de Mozart Baldez rumo à OAB-MA”, declarou Cutrim.

A advogada também garantiu o apoio do Dr. Denis Henrique Santos Abreu. “Estamos juntos. Se a doutora Itamargarethe está apoiando o projeto, então eu também vou apoiar, pois defendemos uma OAB para todos os advogados”, destacou Denis Abreu.

Além dos dois advogados, Itamargarethe também garantiu o apoio da colega de profissão, Ana Karina Carvalho Cordeiro, que resolveu somar força à pré-candidatura de Dr. Mozart Baldez à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA). Ao posar para fotos, Karina Cordeiro aparece segurando uma ficha dando a entender que deve ingressar na chapa liderada por Baldez.

PODER E DESGASTE

O movimento em torno da pré-candidatura do advogado criminalista representa um novo desafio para o grupo dominante na OAB. O grupo – que apenas se alterna no comando da entidade – está no poder há décadas, o que atesta a sua força, mas também lhe acarreta muito desgaste como mostra o apoio crescente a Baldez.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados