EXEMPLO

Advogado de 18 anos é mais jovem do país a defender caso na tribuna do STF

Mateus Costa Ribeiro, de apenas 18 anos,  natural de Brasília, se tornou o mais jovem advogado do país a...

Mateus Costa Ribeiro, de apenas 18 anos,  natural de Brasília, se tornou o mais jovem advogado do país a defender um argumento na tribuna do Supremo Tribunal Federal (STF). O Jovem advogado defendeu uma ação na mais alta Corte brasileira nesta quinta-feira (8).

Mateus apresentou uma ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei estadual do Rio Grande do Sul que proibiu revistas íntimas de patrões a empregados.“Rogo a vossas excelências que acolham o pedido definitivo desta ação direta e declarem inteiramente inconstitucional a lei questionada”, disse o jovem advogado.

O caso não chegou a ser julgado no mesmo dia porque foi adiado. Mateus foi elogiado pelo ministro do STJ, Fachin que destacou que o jovem já faz parte de um grupo seleto de advogados.“Vou procurar sintetizar as quase duas dezenas de páginas que tomei a liberdade de distribuir a vossas excelências não sem antes cumprimentar o jovem advogado que consumou pela primeira vez na tribuna fazendo uma sustentação oral que já o coloca no exercício escorreito do mundo da advocacia. Portanto, o congratulo efusivamente”, declarou o ministro.

Mateus é formado pela Universidade de Brasília (UnB) e foi aprovado no curso de direito aos 14 anos. Entrou na faculdade após conseguir uma liminar na Justiça autorizando o processo, e teve de fazer o ensino médio inteiro em 24 horas.

Ele passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na primeira tentativa, depois de quatro anos de curso. De acordo com a OAB, se tornou o mais jovem advogado do Brasil.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados