Infecção hospitalar foi tema de palestra para voluntários do HU-UFMA

Voluntários que desenvolvem ações no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram...

Voluntários que desenvolvem ações no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de uma palestra na última quinta-feira, 14, sobre infecção hospitalar. A iniciativa é fruto da parceria do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – SCIRAS com a Unidade de Humanização.

Foi a segunda vez que eles se reuniram com representantes do hospital, desde a revitalização do Projeto de Voluntariado em maio deste ano.  O objetivo é fazer com os voluntários compreendam melhor como é o funcionamento da casa e tenham acesso as informações pertinentes para otimizar a atuação dentro de um ambiente hospitalar. Atualmente, cerca de 80 pessoas são cadastradas como voluntários, que vão desde grupos de atividades lúdicas, de espiritualidade e também do projeto “Posso Ajudar? ”

O tema dessa vez foi “Controle da Infecção Hospitalar”, ministrada pelo infectologista Fabrício Pessoa. No programa, orientações básicas sobre a importância de ações simples como a correta higienização das mãos, a compreensão de que existem pacientes que precisam de cuidados mais específicos, como evitar o contato pelo toque para proteção de ambas as partes, a necessidade de equipamentos de proteção individual em algumas situações, entre outras.

O infectologista destaca que “a infecção hospitalar mata cerca de 100 mil pessoas por ano e o contato é uma das principais formas de transmissão de bactérias. ” Acrescenta ainda que para além da equipe profissional é necessário que essa conscientização esteja em todos que percorrem o hospital. “Juntos somos mais fortes! ”, enfatiza.

Anny Karoline Rodrigues, voluntária do Plantão da Alegria, parabenizou a iniciativa. “Esse trabalho de sensibilização é muito importante, porque saímos daqui com um olhar diferente, pois o cuidado redobrado nas ações simples será revertido em benefícios imensos para o paciente e para nós também”.

O Projeto de Voluntariado faz parte da Política Nacional de Humanização e já existe no hospital desde a implantação do setor da Humanização. Passou por transformações e foi revitalizado em maio deste ano.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados