FELIS 2019

13ª Feira do Livro de São Luís tem vasta programação neste fim de semana

iniciada dia 11 de outubro, evento tem atraído grande público ao Multicenter Sebrae

Em ritmo de intensa programação, desde o último dia 11 de outubro, a 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), tem atraído um grande público até o Multicenter Sebrae, local onde está sendo realizado o evento. São cerca de 600 atividades programadas, gratuitas, com conteúdo para todos os gostos. Já consagrado no calendário anual da cidade, o evento traz uma programação diversificada neste sábado (19) e domingo (20), último fim de semana da Feira. Esta é a sétima edição da FeliS realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

“Para quem ainda quer aproveitar a 13ª FeliS, este é o último fim de semana com uma programação acontecendo simultaneamente em mais de 30 espaços. É um evento que acolhe a todos e que está em um espaço com segurança, acessibilidade, inclusão, conforto e muito entretenimento. Todos os dias o público tem comparecido e participado efetivamente da programação”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

No sábado (19), às 19h, o escritor paraibano Milton Marques Junior realiza a conferência ‘O Mulato e suas duas edições’, no Auditório Aluísio Azevedo, com mediação de Sebastião Moreira Duarte. Já no Café Literário, às 15h30, Sérgio Luís e Sônia Schmidt fazem um bate-papo literário com tema ‘Entre Cesar e Deus’ e mediação de Hélio Ricardo. Em seguida, às 17h, será com Mundinha Araújo e Lourival Serejo, sobre ‘O Mulato e sua contribuição para a campanha do abolicionismo’, com mediação de Alberto Júnior. O Café ainda recebe bate-papo e lançamento do livro ‘A Fazenda Bacazinho’, por Nonato Reis, às 19h30.

Também serão lançados os livros ‘Incorporação e compartilhamento do desejo: notas sobre corporalidades e o caráter associativo entre travestis em São Luís – Maranhão’, por Juciana de Oliveira Sampaio; ‘Digo te amo pra todos que me fodem bem’, por Seane Melo; ‘Caixa de raiva’, por Tonny Araújo; ‘Fazendo e desfazendo gêneros’, por Juciana de Oliveira Sampaio, Allyson Andrade Perez, Marília Milhomen Moscoso, Nilvanete Gomes de Lima, Rarielle Rodrigues Lima, Sandra Maria Nascimento de Sousa e Tânia Maria Silva Rego; ‘Contos e lendas da terra do sol’, por Marco Haurélio e Wilson Marques; e ‘Água de beber’, por Raimundo Nonato Medeiros. Todos na Casa do Escritor, a partir das 15h.

Na Casa do Professor, das 14h às 18h, acontece a oficina ‘Escrita Criativa e Afetiva’, com Milena Carvalho, professora, escritora, cineasta, arquiteta e urbanista. Às 18h30 terá a roda de conversa ‘Letramento racial e trajetória de vida’, com a professora aposentada e ativista do Rio de Janeiro, Diva Guimarães, e Diane Sousa, do Instituto Formação, com mediação da Fundação Vale.

CRIANÇA

Para a criançada, no Auditório FeliS tem contação de história a partir das 15h, com ‘Tapete contos’, da Tapete Criações Cênicas; ‘Eu conto e você encanta’, por Rosana Fernandes e ‘Baú de história’, pelo Xama Teatro. Às 18h30 será lançado o livro ‘O Desprincesamento’, por Juliana Duarte. No Espaço Criança Semed I – Educação Infantil, das 15h às 18h tem Baile à fantasia, seguido de Festa Literária e Oficina de Libras para crianças. E no Espaço Criança Semed II – Ensino Fundamental, tem leitura, jogos e brincadeiras, pinturas no rosto, hora do conto, brincando com provérbios populares e adivinhas. Às 17h, será a vez de ‘Roda das Flores’, com Danças circulares sagradas, voltada para o público infantil, com a focalizadoras Maria Tereza Nunes Trabulsi e Waldenira Baima.

Nos Carros Biblioteca I e II tem visita com atividades de pintura e leitura livre, a partir das 15h, além de jogos e brincadeiras de amarelinha, dama, jogo da velha, dominó e jogo da memória e visitação pelo Carro Biblioteca. No Cine FeliS I, acontece o CineSesc, com Sessões de Curtas a partir das 14h, com classificação livre. Às 16h tem o filme ‘O galo de San Victor’, com direção de Pierre Greco, e depois ‘A história da cabra – queijo de cabra’, com direção de Jan Tománek. No Espaço Sesc de Leituras terá oficina de Marcador de Páginas e Porta Canetas, das 15h30 às 17h30.

No Espaço Juventude – Victor Fontenelle, a partir das 8h, tem Aulão do Enem. A tarde acontece a oficina ‘ECA, Mais que uma Lei!!’, com as facilitadoras Erica Gomes, Rita Oliveira e Nelma Silva. Às 14h, terá a roda de conversa ‘As comunidades quilombolas e seus espaços territoriais no cenário nacional’, com Ilton Jorge do Fórum Municipal de Juventudes de São Luís. Em seguida, volta o Aulão do Enem até às 20h (continua domingo), encerrando com a apresentação cultural ‘Boi Estrelinha da Cohab’, de Paulo Trindade.

MULHER

No Espaço Mulher, a partir das 10h tem a palestra ‘Saúde da Mulher’ com Katrine Cançado, Ginecologista e Obstetra/ Residente em Mastologia. A tarde terá roda de conversa sobre ‘Leitura, trajetória de vida e território’, com Geraldo Prado, da Biblioteca Comunitária Paiaiá na Bahia, Claudileude de Jesus Silva, da Ilha Literária – Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís, Pedro Filho, da Estação Conhecimento de Arari e Rita Moreira Santos, do Avante | Educação e Mobilização Social, com mediação de Raiana da Associação Escola Aprendiz. Também terá oficina de artesanato ministrada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC) e Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM SLZ). As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Casa da Mulher Brasileira e Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM SLZ).

Às 18h tem a intervenção no Espaço Aberto ‘Performance poética: procissão dos ossos’, pela Casa do Sol. O Palco Livre FeliS fica aberto para quem queira declamar algum poema, ler trecho de livros ou fazer alguma programação que não esteja na programação. Às 17h acontece no local a performance poético-teatral ‘Que país é este?’, com alunos do Centro de Ensino Maria José Aragão. Em seguida tem o espetáculo teatral ‘O Auto da compadecida’, com o Grupo de teatro Criamor e apresentação de dança com o ritmo lambada, por Phil Control.

Na Sala Professor Machadinho tem o I Seminário de Educação Matemática da Semed São Luís (SEMASS). Às 17h tem Relato de experiência: ‘O ensino de matemática e a formação docente: o que nos diz o projeto pedagógico de uma IES’, com o Prof. Mestre Gilvan Azevedo dos Santos. A sala recebe também a palestra ‘Ensino de Matemática na perspectiva da educação inclusiva: concepções docentes frente ao trabalho pedagógico’, com o Prof. Esp. Helismar Santos; e ‘Tendências em Educação Matemática: o que pesquisar’, com Prof. Dr. Antonio Silva, Prof. Dr. André Bogéa, Prof. Mestre Mauro Guterres, Prof. Dr. Raimundo Santos de Castro e Profª. Drª. Waléria Soares. A Extensão FeliS leva programação artística às 9h para a Comunidade Vila Dom Luis, com contação de história “Eu conto e você encanta” por Rosana Fernandes.

Para encerrar o evento, no domingo (20), o artista maranhense Joãozinho Ribeiro faz o show ’40 anos de música’. O artista se apresenta após a cerimônia de encerramento, que será às 18h30, no Auditório Aluísio Azevedo. Na programação deste domingo, haverá ainda bate-papo literário com o tema Instituto Histórico de Guimarães – IHGGuimarães, às 15h30. A mediação é de Osvaldo Gomes e Agenor Gomes. Às 17h30, Paulo Rodrigues mediará “Academia Poética Brasileira – APB), com performance de Domingos Tourinho – Trechos de Aluízio Azevedo. A programação da 13ª Feira do Livro de São Luís pode ser conferida no site oficial da Feira: www.feiradolivrodesaoluis.com.br.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados