O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão instituiu nesta quinta (26) um Comitê Consultivo de Internet para prevenção e combate de notícias falsas, conhecidas como fake news.
O comitê terá como instituições parceiras os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícias Federal e Civil e ainda da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Entre os motivos para a constituição do Comitê, o TRE-MA levou em consideração o crescente uso da plataforma mundial de computadores como meio para apresentação de candidatos e debates políticos como propaganda eleitoral, seja positiva ou negativa.
“Cabe ao Comitê realizar o estudo da influência da internet nas eleições 2018 e o uso de robôs na disseminação de informações, além de propor medidas necessárias à prevenção do compartilhamento de notícias falsas”, explicou o desembargador Ricardo Duailibe, presidente do Tribunal.
O Comitê também subsidiará a elaboração de campanha educativa sobre o assunto com foco na orientação de partidos, candidatos e eleitores. De forma preliminar, o Comitê poderá ainda se valer de iniciativas de verificação de conteúdos disponibilizadas pelos meios de comunicação e outras organizações da sociedade civil em complemento aos recursos das instituições que o compõem.