Muito se questiona o patamar atual da rivalidade entre Flamengo e Vasco, diante da disparidade técnica entre as equipes nos últimos anos e do histórico de 15 vitórias rubro-negras, três empates e apenas duas vitórias vascaínas nas últimas 20 partidas. Será que o Clássico dos Milhões, considerado por muitos no passado como a maior rivalidade do futebol brasileiro, ainda mexe com os jogadores em campo da mesma forma que antes?
Para responder a essa pergunta, o Bolavip Brasil vasculhou o histórico de faltas e cartões dos principais clássicos do futebol brasileiro nos últimos dez anos e descobriu: Flamengo x Vasco é o oitavo clássico mais ríspido do Brasil. Mas e a rivalidade, esquentou ou esfriou? Tire suas próprias conclusões. Os times se enfrentarão novamente neste sábado (19), pelo Brasileirão, no Maracanã.
Clássico dos Milhões atrás de Fla-Flu e Flamengo x Botafogo
O levantamento considerou os principais clássicos regionais do país com presença na Série A deste ano, de 2015 até os dias atuais: o clássico Gre-Nal, do Rio Grande do Sul, os clássicos envolvendo os quatro grandes de São Paulo, os clássicos dos quatro grandes do Rio, o clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro, o Ba-Vi, da Bahia, e o clássico entre Fortaleza e Ceará. Dezesseis, no total.
Foram contabilizados os números de faltas, cartões amarelos e vermelhos de todos os clássicos citados, em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. De cada clássico, foram somadas as médias de faltas por jogo, a média de cartões amarelos e a média de cartões vermelhos por partida. Os cartões amarelos tiveram peso 2 e os vermelhos, 3.
Feita a matemática, o jogo entre Flamengo e Vasco apareceu como o oitavo mais ríspido do futebol brasileiro.
O Clássico dos Milhões não foi no período analisado o mais ríspido entre os times cariocas. O Fla-Flu apareceu como o mais ríspido do Rio. Na sequência, Fluminense x Vasco. O terceiro clássico carioca mais ríspido foi Flamengo x Botafogo. Somente depois, apareceu o jogo entre Flamengo e Vasco.
Clássico dos Milhões mais ríspido do que Gre-Nal
Em compensação, o duelo Flamengo x Vasco ficou à frente de jogos considerados historicamente entre os mais tensos e ríspidos do futebol brasileiro. O Clássico dos Milhões superou simplesmente o Gre-Nal, que surpreendeu por aparecer como um dos menos ríspidos do futebol brasileiro nos últimos dez anos.
O Clássico dos Milhões também apareceu como mais ríspido do que clássicos envolvendo grandes rivais paulistas: Palmeiras x São Paulo e Corinthians x São Paulo.
Perto de Boca x River, Clássico dos Milhões é quase jogo entre amigos
O levantamento também checou alguns dos principais clássicos do futebol mundial para saber o quão ríspido é o jogo Flamengo x Vasco perto de referências estrangeiras. Somados clássicos brasileiros e internacionais, foram 25 clássicos analisados, no total.
O maior jogo da Argentina, Boca Juniors x River Plate, apareceu como o clássico mais ríspido do futebol mundial. Ele superou qualquer outro tanto em número de faltas, de cartões amarelos e de vermelhos.
Com a metade de cartões vermelhos e 36% menos cartões amarelos, o Clássico dos Milhões tem números bem inferiores quando comparado ao clássico de Buenos Aires no que diz respeito à rispidez das jogadas.
Os dez clássicos mais ríspidos do futebol brasileiro na última década:
1 – Palmeiras x Santos: 46,7 pontos
1 – Bahia x Vitória: 46,7 pontos
1 – Flamengo x Fluminense: 46,7 pontos
4 – Fluminense x Vasco: 45 pontos
5 – Atlético-MG x Cruzeiro: 44,5 pontos
6 – Botafogo x Flamengo: 43,8 pontos
7 – Palmeiras x Corinthians: 43,6 pontos
8 – Flamengo x Vasco: 43,5 pontos
9 – Botafogo x Fluminense: 43,1 pontos
10 – Santos x São Paulo: 43 pontos
Crédito da Imagem: Sport Press Photo / Alamy