Nutricionista fala da atuação e desafios da profissão frente à pandemia de COVID-19

Com pandemia do novo coronavírus e as novas normas impostas pelo Organização Mundial da Saúde, diversos profissionais enfrentaram mudanças e tiveram que se adaptar como o novo cenário. Na área da nutrição, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) determinou por meio de resolução a modalidade de amparo nutricional remoto fazendo com que os profissionais encarassem uma nova forma de atendimento.

Para o nutricionista Saul Campos, especialista em nutrição esportiva, essa nova medida adotada pelo CFN facilitou os atendimentos. “Deu uma ajuda, um respiro”.

O nutricionista conta que para profissionais que trabalham com nutrição esportiva, como ele, não obtiveram uma demanda positiva: “As pessoas por estarem mais dentro de casa, não frequentavam as academias, não faziam ginástica fora de casa e, portanto, diminuíram a prática de exercícios físicos e não buscavam atendimento nutricional”.

Com a flexibilização das regras a partir do mês de junho do ano passado, Saul conta que a demanda voltou com força por conta do que ele nomeou “efeito chicote”. “A maioria das pessoas pararam de fazer exercício físico, começaram a se alimentar mal e a conta chegou. Com meses nesse ritmo, tiveram bastante prejuízo a nível de composição corporal. E com tudo isso, as pessoas voltaram a procurar o profissional nutricionista, principalmente o nutricionista esportivo”.

Ainda sobre ao atendimentos online e o uso crescente das redes sociais como forma de comunicação com os pacientes, ele acrescenta: “As redes sociais são um canal aberto com os nossos clientes e potenciais clientes. Com uma pandemia onde o isolamento social é fundamental, se a gente não tivesse um meio em que pudéssemos continuar em contato com nossos clientes, isso poderia trazer uma perda a nível econômico muito maior do que tivemos”.

Saul afirma que estar preparado em momentos como esse é um ponto positivo, um diferencial: “Mesmo com tudo incerto, continuei trabalhando, fazendo ajustes no consultório, fazendo material de divulgação, continuei investindo nas redes sociais. E tudo isso fez com que, no momento em que as pessoas se sentissem mais confortáveis em retomar os atendimentos, buscassem aquele profissional que estava sempre presente. Por isso a demanda voltou com muita força e consegui  fazer um trabalho adequado”.

Sobre o que ele espera do futuro, o nutricionista declara: “O futuro é recheado de incertezas, então eu acabo construindo um presente muito bem construído para que o futuro se transforme em algo positivo. Traço metas a longo prazo, mas o longo prazo eu costumo dizer que nada mais é uma sucessão de curtos prazos. Procuro oferecer o melhor serviço possível. E assim imagino que no futuro seja recompensado por isso”.

 

Instagram do Nutricionista Saul Campos: @NutricionistaSaulCampos

Entrevista realizada no dia: 04/03/2021

Escrito por: Gladson Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!