Mantenedor e engenheiro Mauro Fecury é homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Na ocasião, o engenheiro e fundador do Grupo Educacional Ceuma, Dr. Mauro Fecury, foi homenageado com a “Comenda de Honra e Reconhecimento Cleon Furtado”, sendo representado pelo Assessor de Comunicação, Captação e Retenção, Victor Fecury. A premiação é um reconhecimento às notáveis ações feitas por Dr. Mauro Fecury no campo da Engenharia e ressalta sua determinação, influência e legado.

A Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Mariana Valporto, afirma com orgulho que em três edições do prêmio, a Universidade Ceuma esteve no pódio em todas.

“Antes de inscrevermos os trabalhos, fazemos uma seleção com nosso corpo docente para enviarmos assim os projetos de maiores potenciais. É sempre uma decisão difícil, pois eles estão, a cada semestre, subindo ainda mais o nível de qualidade. E receber estas premiações são resultado do esforço da coordenação, em conjunto ao compromisso do corpo. É o reconhecimento das nossas práticas pedagógicas e ainda nos traz a visibilidade e a divulgação do curso frente ao mercado de trabalho e na área de Arquitetura e Urbanismo” declarou.

Marina Valporto, ainda conta que no primeiro semestre deste ano, foram selecionados outros dois Trabalhos de Conclusão de Curso para fazer parte do “Guia de Projetos Acadêmico para os ODS da Agenda 2030” promovido pelo IAB- Instituto de Arquitetos do Brasil. https://iab.org.br/consulte-o-guia-de-projetos-academicos-para-os-ods-da-agenda-2030/

“Todos esses resultados reconhecem a nossa metodologia de ensino, e enfatizam a complexidade do objeto de estudo, considerando os diversos pontos de vista a partir das disciplinas abordadas na graduação, juntamente com a visão mercadológica e processos inovadores dentro do fazer arquitetônico” anunciou.

Os trabalhos que abrilhantando o pódio da premiação foram:

Em 1° lugar o trabalho da egressa Carolina Soares, sob orientação da Profa. Marcia de Carvalho Neves Fernandes, “Arquitetura e Saúde: Aplicação da Neuroarquitetura em um Centro Comunitário de Saúde e Bem-estar Emocional na Cidade de Presidente Dutra – Maranhão”;

E em 2° lugar com o trabalho “Pessoas com a Deficiência e a Educação Básica: Proposta Arquitetônica de Escola na Perspectiva da Educação”, do egresso Alexsandro Heal, sob orientação do Prof. José Aquiles Sousa Andrade

Saiba mais:

Realizado pelo CAU/MA e organizado por sua Comissão de Ensino e Formação (CEF), a Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão é um momento de diálogo e troca de experiência entre os alunos concludentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado do Maranhão e as coordenações pedagógicas dos mesmos cursos.

Em primeiro lugar de 2021 tivemos o trabalho do egresso Raylson Sampaio Pires com o tema “Os lugares invisíveis, suas potencialidades com a requalificação e a arquitetura habitacional popular nas áreas palafíticas, um caso Ilhinha e São Francisco” e a orientação de Jana Miranda Mendes Lopes. Já em segundo lugar ficou com Juliana Dias Muniz e o trabalho “Neuroarquitetura corporativa: modernização e humanização dos espaços de trabalho em projeto de coworking e huub de inovação” orientada por Josiane Ramos Nogueira. Robson Carneiro Demétrio ganhou menção honrosa com o “Estudo analítico de reformas e adaptações de edifícios históricos em São Luís para habitação de interesse social: rua da palma, n. 195 e 205 e rua do giz, n. 445” com a orientação de José Aquiles Sousa Andrade.

Em 2022 Diones de Jesus Gomes foi premiado em primeiro lugar com a pesquisa “O espaço sagrado na arquitetura contemporânea: proposta de igreja católica em São Luís” sob a orientação da professora Marina da Silveira e Melo e em terceiro lugar, Ariane dos Santos Morais com “Habitação de interesse social e uso misto, um novo modelo de conjunto habitacional em São Luís” sob a orientação de Márcia de Carvalho Neves Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!