HU-UFMA alcança 100% de conformidade em práticas de segurança do paciente

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alcançou 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente, conforme “Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2024”. O Relatório, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 7 de abril de 2025, apresenta o resultado da avaliação realizada em 2024. A avaliação é realizada anualmente de forma voluntária, observando a conformidade das instituições hospitalares com as práticas de segurança do paciente, atendendo aos regulamentos da Anvisa.

Pelo terceiro ano consecutivo, o HU-UFMA é mencionado no relatório com alta conformidade na categoria “Hospital com UTI” alcançando 100% de conformidade. Para a chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA, Sirlei Garcia Marques, o resultado reflete a excelência do serviço prestado à comunidade. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado, pois a equipe do HU-UFMA sempre atuou com seriedade e comprometimento em prol da Qualidade e Segurança do Paciente. Essa conquista é fruto do esforço coletivo. A avaliação representa uma oportunidade de comprovar, na prática, toda a organização da instituição, demonstrando o cumprimento de todos os requisitos – desde o treinamento da equipe até o monitoramento dos protocolos de segurança.”

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, ressalta a importância da conquista e reforça que resultados como este são decorrentes de um trabalho colaborativo: “Contamos com uma equipe comprometida, que atua com excelência e alinhamento às diretrizes institucionais, especialmente nas ações voltadas à segurança e ao cuidado com o paciente. A gestão agradece a todos os profissionais pelo empenho e dedicação contínuos, que foram determinantes para alcançarmos esse resultado.”

Sobre a avaliação da Anvisa

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é uma iniciativa coordenada pela Anvisa, em parceria com estados e municípios, que avalia anualmente os indicadores de segurança do paciente em hospitais com Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Aplicada há quase dez anos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), a avaliação tem como objetivo promover a gestão de riscos, fortalecer a cultura de segurança e melhorar a qualidade do cuidado nos serviços de saúde.

A participação dos hospitais com UTI, por meio de formulários eletrônicos, é fundamental, assim como o trabalho dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e das Comissões de Controle de Infecção. A avaliação baseia-se em normas regulatórias da Anvisa, como as RDCs nº 63/2011 e nº 36/2013, e está alinhada ao Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente (2021-2025) e ao Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS).

O relatório de 2024 apresenta a taxa de participação dos hospitais, os principais resultados das avaliações presenciais feitas pelas vigilâncias sanitárias, o nível de implantação das práticas de segurança e comparativos com anos anteriores. Também traz gráficos regionais e estaduais, além de uma lista dos hospitais com maior conformidade. A publicação visa dar transparência aos dados, permitindo que gestores e profissionais da saúde utilizem as informações para aprimorar as ações em todos os níveis do sistema de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!