Rogério Freitas: “Você tem que aproveitar os períodos de turbulência para se adaptar, romper a zona de conforto e evoluir.”
A empresa Consulport, criada pelo empresário Rogério Freitas, nasceu em janeiro de 2020 e logo em seguida encarou uma das maiores crises sanitárias do mundo. O empresário conversou com o jornal O Debate MA sobre como conseguiu se reinventar durante a crise.
A Consulport, empresa que atua na capacitação de profissionais atuantes, ou que desejam atuar, no setor portuário logo em seus primeiros meses de existência enfrentou momentos de incertezas provocados pela pandemia.
Dentre esses momentos de incertezas o empresário Rogério Freitas relata que a empresa estava prestes a fechar um grande contrato, mas teve que esperar mais um pouco e se preparar para atender o cliente da forma mais eficaz possível.
“O ensino à distância foi nossa grande sacada, oferecemos capacitação e treinamentos de forma virtual”.
E com essa nova forma de ensino o empresário conta que recorreu a minicursos e conselhos de amigos da área de educação para oferecer os serviços de forma virtual: “Começamos a estudar e aprender mais sobre o tipo, o formato e ferramentas do EAD.”
O empresário ressaltou ainda que agir e responder o cliente de forma rápida e com a qualidade pedida foi o mais desafiador: “Nós tínhamos concorrentes com mais tempo de mercado que poderiam facilmente suprir essa necessidade do nosso cliente em menor tempo. Então tivemos que aprender rápido, testar rápido e aplicar uma solução num tempo de resposta aceitável para o cliente”.
Para o empresário, as redes sociais tiveram um papel fundamental e decisivo durante o auge da pandemia, visto que esse foi o maior meio de comunicação utilizado pela maioria das empresas. Sobre a importância das redes sociais ele relatou: “Hoje nosso principal veículo de comunicação e captação de clientes são as redes sociais. Dentre elas, utilizamos com mais frequência o Instagram e o LinkedIn para alcançar nosso público. Graças as redes sociais, o marketing digital e as transmissões seminários online alcançamos vários estados do Brasil”.
Sobre o futuro da empresa, Rogério Freitas espera um futuro brilhante e acrescenta: “Em meios a tantas dificuldades conseguimos manter a empresa rodando e crescendo. Vamos continuar investindo em tecnologia e marketing digital e ficar atento às mudanças e ir em busca ao nosso objetivo que é ser uma grande empresa de consultoria do setor portuário e também uma grande fornecedora de cursos para pessoas que atuam nesse setor”.
Instagram da Consulport: @consulport_
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/consulportslz
Por: Gladson Pinto