Caravana do programa Brasil Antenado percorre cidades do Maranhão em janeiro e fevereiro

A Caravana do Brasil Antenado percorre 20 cidades do Maranhão participantes do programa entre janeiro e fevereiro de 2026. A primeira parada será em Tasso Fragoso no dia 28 de janeiro. O objetivo da caravana é ampliar o alcance do Brasil Antenado, política pública do Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel, levando informação e orientação presencial sobre a instalação gratuita da nova parabólica digital às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

O veículo customizado permanece um dia em cada cidade, oferecendo atendimento, demonstrações práticas da nova parabólica e orientações para agendamento. O programa Brasil Antenado, executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), foi concebido para ampliar o alcance da televisão aberta e gratuita no país, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente.

A caravana garante também que a população compreenda os benefícios do novo equipamento, que oferece acesso gratuito a mais de 100 canais, com som e imagem em alta definição e maior estabilidade de sinal.

No Maranhão, há 21 cidades participantes da fase atual do programa, com cerca de 61 mil famílias aptas a solicitar a instalação da nova antena até 13 de março. Confira as datas da caravana nas cidades maranhenses:

DATA / MUNICÍPIO

28/Jan Tasso Fragoso

30/Jan Riachão

31/Jan Nova Colinas

02/fev Feira Nova do Maranhão

03/fev São Pedro dos Crentes

04/fev Lajeado Novo

05/fev Sítio Novo

07/fev São Raimundo das Mangabeira

11/fev Benedito Leite

12/fev São Domingos do Azeitão

18/fev Fernando Falcão

19/fev Mirador

20/fev Paraibano

21/fev Sucupira do Norte

23/fev Pastos Bons

24/fev Nova Iorque

25/fev São Félix de Balsas

26/fev Loreto

28/fev Sambaíba

2/Mar Fortaleza dos Nogueiras

As famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.

A Caravana Brasil Antenado conta também com o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), lideranças comunitárias e agentes públicos locais, que atuam como pontes entre o programa e os beneficiários. A caravana irá percorrer, até junho de 2026, cerca de 95 mil km em 16 estados brasileiros, o suficiente para dar mais de duas voltas ao redor do planeta Terra.

Dignidade em alta definição

Para Francisco das Chagas Coelho Filho, morador de Chapadinha, no Maranhão, o programa Brasil Antenado mudou completamente a sua rotina. “Agora o canal que a gente quer assistir está à nossa disposição”, explica e continua, “Fiz o cadastro e logo depois a minha antena foi instalada, graças a Deus, porque [a antena] foi de grande ajuda aqui pra nós… não é toda hora que a gente tem possibilidade de chegar em uma loja e fazer uma compra dessas”, afirma.

Em outubro do ano passado, alguns municípios maranhenses, como Chapadinha e Pirapemas, receberam a caravana do Brasil Antenado e o cinema itinerante. No dia 28 de janeiro, a caravana retorna ao estado para orientar os cadastrados no CadÚnico sobre o acesso aos seus kits de antena parabólica digital e, dessa forma, encontrar a mesma felicidade da munícipe de Chapadinha, Ivonete Borges de Castro. “Esta antena é maravilhosa! A gente liga aqui e assiste, não deu nenhum problema. E nem vai dar, porque ela é muito boa! […] Esta antena veio gratuita para o povo de Chapadinha. É uma maravilha!”, finaliza.

O Brasil Antenado

O programa Brasil Antenado, viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, tem como objetivo central assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão gratuita para diversas famílias.

Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até junho de 2026.

● Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA

● Fase B (13/10/2025 – 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) – mais de 229 mil famílias aptas.

● Fase C (12/01/2026 – 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.

A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!