Agroamigo comemora 20 anos com solenidades e R$ 450 milhões investidos no Maranhão no semestre

São Luís (MA), 25 de julho de 2025 – O Banco do Nordeste comemorou 20 anos do Agroamigo nesta sexta-feira, 25, com solenidades realizadas em todas as unidades do programa de microcrédito rural. Durante as cerimônias, foram anunciados os resultados do primeiro semestre: os produtores rurais do Maranhão receberam R$ 450,8 milhões do programa de microcrédito rural do BNB até junho. O valor está pulverizado em 32,4 mil contratos. O superintendente estadual do Maranhão em exercício, Marcelo Monteiro, participou do evento na capital do estado.

“Celebrar os 20 anos do Agroamigo é também renovar o nosso compromisso com o futuro. Um futuro que já começou a ser construído com a digitalização do programa, com novas ferramentas, mais agilidade e mais inclusão. O Agroamigo do futuro será ainda mais próspero, mais eficiente e mais transformador. Parabéns a todos que fazem parte dessa história. Que este momento seja mais do que uma celebração, que seja um momento de inspiração para seguirmos firmes na missão de apoiar a realização de sonhos no campo” declarou Marcelo.

O gerente do escritório regional do Agroamigo, Raimundo José Júnior, também esteve presente à solenidade em São Luís. A equipe do Banco do Nordeste recebeu parceiros institucionais e reconheceu clientes com certificados.

Livro 20 anos

Durante a cerimônia, foi anunciado que a trajetória de sucesso do programa virou livro. A obra “Agroamigo 20 anos: duas décadas apoiando a realização de sonhos e transformando a agricultura familiar” está disponível gratuitamente no portal do Banco do Nordeste.

Agroamigo

O programa foi criado em 2005 para melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Por meio dos agentes de microcrédito, o Agroamigo atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultoras e agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como estímulo à geração de renda e melhoria do uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!