Deixa Eu Te Contar

Flávia Bitencourt

Samba Sesc: aniversário de 78 anos do Sesc Maranhão terá shows gratuitos de Xande de Pilares, Andréa Frazão e Grupo Argumento

Uma noite de celebração e folia sambista. Esse é o tom especial da comemoração aos 78 anos de história do Sesc-MA e sua contribuição para o serviço e a transformação social do Maranhão. A festa será nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, na Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís, com o “Samba Sesc”, que reunirá grandes atrações musicais.

Um dos eventos mais aguardados do segundo semestre de 2025, o “Samba Sesc” terá shows imperdíveis, como as apresentações do cantor Xande de Pilares, da cantora Andréa Frazão e do Grupo Argumento, além de discotecagem do DJ Raphael PH.

Com abertura dos portões às 18h, a comemoração aos 78 anos do Sesc-MA terá entrada solidária, com apenas um 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão arrecadados para o projeto Sesc Mesa Brasil, que visa minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos por meio da parceria com empresas doadoras.

Xande de Pilares

Atração muito esperada pelo público maranhense do cronograma cultural do Sesc-MA, o cantor e compositor Xande de Pilares foi criado no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio. Após frequentar vários pagodes pela cidade, Xande ajuda a fundar o Revelação em 1992, mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. Foram, ao todo, nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações.

Em 2014, Xande deixa o grupo e dá início a carreira solo. Após nove anos, o artista já lançou seis álbuns: “Perseverança” (2014), “Esse Menino Sou Eu” (2017), “DVD Nos Braços do Povo” (2020), “Pagode da Tia Gessy (2022)”, “DVD Esse Menino Sou Eu” (2023) e “Xande Canta Caetano” (2023) – somando todos os trabalhos de carreira solo, são mais de 1 bilhão de reproduções nas plataformas digitais.

Este ano, Xande de Pilares segue em turnê pelo país com os shows “Esse Menino sou Eu” e “Xande Canta Caetano”, além de ter sido um dos compositores dos sambas-enredo do Carnaval 2025 da Acadêmicos do Salgueiro, cujo o enredo era “Salgueiro de Corpo Fechado”, e do G.R.E.S. Império Serrano, que homenageou o compositor Beto Sem Braço.

Andréa Frazão

Produtora, cantora, compositora e sambista, Andréa Frazão é formada em Artes Visuais pela UFMA, Mestre em Artes e, atualmente, Doutoranda em Artes pela Unesp São Paulo.

Inicia sua carreira artística na Banda Negras Mina, em 2007, cantando músicas genuinamente maranhense, onde desperta também seu dom para composição, tendo participado de vários projetos, como: Baile Afro e Festa de Crioulo.

A artista iniciou sua carreira nos palcos da ilha e transita pelos tambores dos blocos afros e ritmos da cultura popular maranhense. Unidos a essa paixão pela música, vem o samba, ritmo latente nas canções e no repertório.

Grupo Argumento

Já o Grupo Argumento, surgido em agosto de 2008 em São Luís, é um dos nomes mais respeitados do samba maranhense. Ao longo de 17 anos de trajetória, consolidou-se como referência musical no estado, levando sua arte para palcos, eventos e produções que marcaram a memória cultural do Maranhão.

Com 4 CDs, 3 EPs, 9 audiovisuais, 1 podcast, 4 singles e 2 DVDs lançados, o grupo assina projetos autorais e eventos próprios de grande repercussão. Entre os destaques está o documentário musical “Samba na Terra do Tambor”, vencedor do Prêmio Papete em 2022, que resgata e celebra a história do samba maranhense.

O Argumento já se apresentou em abertura a grandes shows da música brasileira como Martinho da Vila, Alcione, Jorge Aragão, Zeca Baleiro, Diogo Nogueira, Thiaguinho, Ivete Sangalo, Arlindo Cruz, Monarco da Portela, O Rappa, entre outros.

Sobre o Sesc

Criado em 1946 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em parceria com sindicatos e federações do comércio, como a Fecomércio, o Serviço Social do Comércio nasceu com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e de suas famílias. Junto com o Senac, forma o Sistema Comércio, referência nacional em educação, cultura, saúde, lazer e assistência social.

O Sesc chegou ao Maranhão em 1947 e, desde então, consolidou-se como referência em ações educativas, sociais e culturais, sendo hoje uma das instituições mais queridas e respeitadas do estado.

Veja, abaixo, a programação completa do Samba Sesc:

18h – Abertura dos portões;

18h30 – Discotecagem DJ Raphael PH;

19h30 – Show de Andréa Frazão;

20h30 – Discotecagem DJ Raphael PH;

20h50 – Celebração Sesc-MA 78 Anos;

21h – Show de Xande de Pilares;

22h30 – Discotecagem DJ Raphael PH;

22h50 – Show do Grupo Argumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!