O São João da Thay 2025 ocorre esta semana, nos dias 06 e 07 de junho, transformando São Luís do Maranhão em um verdadeiro palco de celebração da música, da cultura e da diversidade brasileira. Em sua sétima edição, gera oportunidade de emprego para mais de 300 pessoas e com mão de obra 95% nordestina. O encontro movimenta mais de R$ 11 milhões em seus dois dias de programação e traz, este ano, o tema “Somos Amazônia”, em sintonia com o aquecimento para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será sediada no Brasil e reiterando que o Maranhão também faz parte da Amazônia Legal.
“Criei o São João da Thay com o desejo de mostrar pro Brasil a beleza e a força da cultura popular do Maranhão. Fui uma das pioneiras nesse movimento de influenciadores fora do eixo Rj-SP, a usar a visibilidade para criar festas com propósito, que mostrou pro Brasil a força da cultura maranhense, valorizando as raízes e impulsionando a economia local. Ver esse projeto crescer e alcançar uma dimensão nacional tão grande é emocionante. É um sentimento de orgulho e gratidão, que só é possível graças a um coletivo comprometido em fazer acontecer”, afirma Thaynara OG, idealizadora do festival.
Com entrada gratuita para o público geral e vendas exclusivas para camarotes, o São João da Thay deve reunir até 30 mil pessoas, unindo tradição, entretenimento e impacto social. Reforçando esse compromisso, o festival mais uma vez beneficia pelo segundo ano projetos apoiados pelo Criança Esperança no Maranhão, ampliando sua atuação solidária. No ano anterior, foram doados mais de R$ 1 milhão, 10 mil toneladas de alimentos, além de mais de 60 mil absorventes arrecadados em prol da causa da pobreza menstrual.
“A parceria com o São João da Thay é motivo de alegria para a Globo e para o Criança Esperança. É muito importante a valorização da cultura regional, especialmente de um estado tão importante quanto o Maranhão — onde o Criança Esperança já apoiou tantas instituições ao longo dos seus 40 anos. Poder contar com a credibilidade da Thay e a força do São João para mobilizar ainda mais recursos é uma oportunidade única, que certamente irá nos ajudar a transformar ainda mais vidas”, comenta Cristovam Ferrara, Diretor de Valor Social da Globo.
A programação conta com apresentações de artistas nacionais como João Gomes e Joelma, que se apresentam na primeira noite do festival, e da cantora Fabrícia, com participações especiais de Ananda Paixão, Lucas Pizane, Elielma Vasconcelos, Cris Lima e Kynnie. Na segunda noite, é a vez de Pedro Sampaio, Márcia Fellipe, Limão com Mel e J eSkine. Também sobem ao palco importantes grupos da cultura popular maranhense, como Boi Pirilampo, Boi de Morros, Boi União da Baixada, Boi da Pindoba, Boi de Sonhos, Boi Raízes do Maranhão, Boi Barrica e Cacuriá Balaio de Rosas.
O Governo do Estado do Maranhão é parceiro estratégico na realização do evento. A gestão estadual atua ativamente nas ações, sugerindo e garantindo a estrutura necessária para que o São João da Thay aconteça com excelência. Seu apoio é imprescindível para o sucesso do festival.
O impacto econômico também é expressivo: a rede de hotelaria atinge ocupação máxima durante o período do evento e o Centro Histórico de São Luís, com suas lojas de artesanato e produtos regionais, recebe um grande fluxo de visitantes, movimentando o comércio local e fortalecendo o turismo. A cidade fica cheia, viva e pulsante, mostrando a força da cultura como motor de desenvolvimento.
“O diferencial do São João da Thay está no propósito. Cada decisão, tanto do line-up quanto dos fornecedores, é pensada para criar um ecossistema que valoriza a região Norte e Nordeste, gerando oportunidade e reforçando a economia criativa como uma das maiores e melhores estratégias para o fomento de uma região”, destaca Bruno Lima, Diretor Geral do São João da Thay e de Negócios da Agência Wavi.
O festival tem como patrocinadores principais o Governo do Maranhão e a VIVO, além do apoio de grandes marcas como Itaipava (cerveja oficial), Petite Jolie (closet oficial), O Boticário, Shopping da Ilha, Colcci, Avante Chevrolet, Pagbank, Francis, Salon Line, Yoki, Potigar, Bimbo, Piracanjuba e META.
“Entendemos a importância de eventos culturais para a cidade e ainda mais pro aquecimento do comércio. O São João da Thay fez essa feliz união: enaltece a cultura, tem cunho social e caráter inclusivo! Assim o Shopping da Ilha celebra essa parceria já pelo segundo ano!” afirma Carol Berger gerente de marketing do Shopping da Ilha.
Além dos shows, o festival promove experiências exclusivas para convidados e imprensa, incluindo uma visita aos Lençóis Maranhenses, fortalecendo a conexão com as belezas naturais do estado e o posicionamento do Maranhão como destino turístico de destaque.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir