No 1º trimestre de 2025, o mercado imobiliário vertical em São Luís e Região Metropolitana apresentou um cenário de lançamentos e vendas que reflete uma dinâmica de recuperação e desafios. Os empreendimentos verticais lançados totalizaram 121 unidades em São Luís, representando 9,5% do total, enquanto a Região Metropolitana contribuiu com 689 unidades, correspondendo a 49,2%. Esses e outros dados fazem parte do Índice de Demanda Imobiliária (IDI), divulgados nesta quinta-feira (29/05), pela empresa Brain aos associados do Sindicato da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O relatório retrata ainda que foram registradas 566 unidades vendidas em São Luís, o que representa uma queda de 67,4% em relação ao trimestre anterior (4º trimestre de 2024), e 459 unidades na Região Metropolitana, com uma redução de 18,9%. Essa diminuição nas vendas é um indicativo de um mercado que ainda enfrenta dificuldades, apesar de um aumento no número de lançamentos. A análise geral do mercado vertical indica que, apesar das dificuldades nas vendas, o potencial de consumo na região é robusto, com 28,5% do total do estado. A evolução dos preços, que teve um aumento de 17,7% no último ano, sugere uma valorização contínua, mesmo em um cenário de vendas desafiador, refletindo a demanda persistente por imóveis na região.
Fabiana Baldoíno, consultora regional da Brain, explicou que no primeiro trimestre deste ano, houve uma grande expressão dos empreendimentos econômicos em São Luís e Região Metropolitana, não só nos lançamentos, mas nas vendas também. Ela acrescentou que há estoques de imóveis recentes lançados entre 2024 e 2025, o que mostra que os empreendimentos que foram lançados no mercado estão sendo absorvidos.
O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, reforçou que a pesquisa imobiliária é muito importante para o setor da construção do Maranhão. “A Brain é uma empresa contratada no Brasil todo, por meio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Federação das Indústrias e do SEBRAE, para que nos auxilie a ter uma ferramenta para tomada de decisões. Ou seja, a gente tem um raio-x total do mercado imobiliário, dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida aos imóveis de alto padrão”, explicou.
O acesso a dados como esses facilita a tomada de decisão dos empresários do setor. “Isso faz com que a gente saiba onde é mais demandado, o que meu cliente quer, quanto é o metro quadrado, ou seja, informações importantíssimas para a tomada de decisões de onde eu vou implantar meu empreendimento. Os associados do Sinduscon-MA, têm acesso a essas informações como um dos benefícios”, disse Fábio.
Jailton Sampaio, gestor da empresa Mota Machado, participou da palestra. “Temos avaliações qualitativas que são importantíssimas para nossas decisões de negócio. No momento que você precisa tomar decisão importante e ser assertivo, são necessários dados importantes e bem concretos. E a Brain tem nos ajudado muito nesse sentido”, falou o gestor.
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