CEUMA: XVI SEMIC – Por uma construção mais aberta de conhecimento rumo à Agenda ONU 2030

Aconteceu na noite da última segunda-feira (22) a abertura do XVI Seminário de Iniciação Científica – XVI SEMIC, I Seminário de Iniciação Científica, Tecnologia e Inovação, I Seminário de Iniciação Tecnologia e Inovação e I Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade Ceuma. Esse ano, o evento acontece entre os dias 22 e 26 de maio e aborda o tema “Por uma construção mais aberta de conhecimento científico rumo à Agenda ONU 2030”.

A Solenidade de abertura contou com a presença da Magnífica Reitora Prof. Ma. Cristina Nitz, da Pró-Reitora de Graduação, professora Fabiana Lobato e do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Luís Cláudio Nascimento, além do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, Nordman Wall, demais autoridades, junto do corpo docente e discente da Ceuma.

A Profa. Ma. Cristina Nitz demonstrou orgulho em ter alunos e pesquisadores da Universidade Ceuma engajados com a proposta de iniciação científica. “É um prazer muito grande receber nossos alunos, nosso pesquisadores e poder, assim, implementar o nosso projeto de ensino, pesquisa e extensão, articulado nos nossos cursos”, pontuou.

O Presidente da Fapema, Nordman Wall, aproveitou a oportunidade para lançar luz sobre a perspectiva acadêmica, ressaltando a importância do incentivo à pesquisa no Estado. “Esse evento de iniciação científica traz uma oportunidade única ao estudante de graduação, convidando-o a entrar no caminho da Ciência, no sentido da pesquisa, e a partir disso, despertar o interesse, dar os primeiros passos na sua formação intelectual. É muito importante para quem deseja seguir carreira acadêmica pois vejo, num futuro bem próximo, muitas empresas contratando o pesquisador e isso vai fazer muita diferença”, acrescentou.

Com o intuito de mobilizar a comunidade acadêmica, o evento está dividido entre palestras, minicursos, apresentação de trabalhos no formato oral para bolsistas e voluntários PIBIC e PIBITI, graduandos, pós graduandos, profissionais e alunos do ensino médio, além de visitas pelos Campi Renascença, Turu e Imperatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar conteúdo!