No dia 28 de setembro, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, musical e ambiental do Maranhão ocupa a Praça Deodoro, em São Luís. O Re[x]istência Fest traz uma maratona de shows gratuitos que celebram a cultura preta, periférica e amazônica: as referências da cultura popular do Maranhão Rosa Reis e Banda Pindaré Mirim dividem a cena com as atrações nacionais MC Carol e Dead Fish, além de ENME, Klicia convida Núcleo T, GUGS apresenta “MFDH” e DJ Gabi Leão.
As referências do Maranhão chegam com força de tradição: Rosa Reis, guardiã de cacuriá, tambor de crioula e boi, e a Banda Pindaré Mirim, com a pulsação das festas do Vale do Pindaré. A nova cena costura rap, pop-reggae/brega e pista com ENME, Klicia + Núcleo T, GUGS (“MFDH”) e DJ Gabi Leão. No recorte nacional, o hardcore direto do Dead Fish encontra a potência de MC Carol, voz do funk que cruza crônica social e feminismo. “São artistas de diversos segmentos que expressam a multiculturalidade de um estado que é um dos territórios mais pretos da federação”, afirma Deuza Brabo, cofundadora do Coletivo Reocupa, realizador do festival.
Setembro Amazônico
Em sua 4ª edição, o Re[x]istência Fest homenageia o Setembro Amazônico e reafirma propósito e trajetória: celebrar povos, cultura e floresta, fortalecer a produção local e provocar reflexão sobre a Amazônia maranhense — Tudo isso com programação cultural e musical. “O Re[x]istência Fest é nossa maneira de acentuar caminhos e possibilidades para tornar a vida mais sustentável. ”, diz Karol Ramos, da coordenação.
“O Maranhão perdeu cerca de 80% de seu território amazônico nos últimos 70 anos. Precisamos unir esforços para garantir a preservação do pouco que temos da Amazônia maranhense, a fim de reduzir os impactos da grave crise ambiental em que vivemos”, complementa Kadu Vassoler, produtor do Reocupa.
Sobre o Reocupa
Fundado em abril de 2016, o Reocupa tem sede em um casarão no Centro Histórico de São Luís. O espaço, independente e aberto ao público, conta com acervo de livros, discos e brechó. Trata-se de um espaço plural, disponível para as mais diversas manifestações artísticas, com o objetivo de democratizar a arte, a cultura e a educação através de perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e existir em sociedade.
Atualmente, o coletivo atua nas seguintes frentes: acesso universal à cultura, direito à cidade, educação popular e de checagem de informações, justiça climática, direitos humanos, luta feminista e manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios.
Serviço:
Re[x]istência Fest
Data: sábado, 28 de setembro
Horário: 15h às 23h
Local: Praça Deodoro, Centro — São Luís (MA)
Entrada: gratuita
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir