DEIXA EU TE CONTAR

Sesc inaugura sua primeira Unidade Móvel Saúde Mulher nesta quinta

A iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer...

Unidade Móvel Saúde Mulher. (Foto: Divulgação)

De acordo com o último levantamento do IBGE, no Brasil vivem cerca de 105,1 milhões de mulheres, quase 3 milhões a mais que os homens. Com uma expectativa de vida maior, os cânceres de mama e de útero ainda são as principais causas de mortalidade entre elas, mas a prevenção e detecção precoce da doença podem mudar essa história. Investindo na vida, o Sesc no Maranhão realiza o lançamento da Unidade Móvel Saúde Mulher nesta quinta-feira,  dia 05 de julho, às 09 horas, no Condomínio Fecomércio/ Sesc/ Senac. A iniciativa visa ampliar as redes locais de saúde e a acessibilidade à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer no estado, iniciando os atendimentos no município de Raposa ainda em julho.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Combatendo esses índices alarmantes e apoiando o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde, a Unidade Móvel Saúde Mulher vai atender municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades.

No Maranhão o primeiro município beneficiado é a Raposa. Permanecendo na comunidade por no mínimo 60 dias úteis, a Unidade do Sesc funcionará por meio de cooperação técnica com municípios locais e ofertará mamografia digital para  mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde.

Aberta à comunidade, o horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher será de segunda a quinta, das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

Prevenção

Mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer. (Foto: Divulgação)

Os exames de rastreamento do câncer de mama para o diagnóstico precoce aumentam consideravelmente as chances de cura e atualmente é o mais preciso é a mamografia digital, capaz de detectar um nódulo (menor que 1cm) antes mesmo que ele se torne palpável. No entanto, é importante ressaltar que ele não substitui a ultrassonografia ou o autoexame, que também são fundamentais para a prevenção.

No combate ao câncer do colo do útero, o teste de Papanicolau é a melhor arma das mulheres. Ele consiste em um exame simples e rápido, mas bastante efetivo, que coleta células do colo do útero para análise em laboratório. As duas primeiras avaliações precisam ser realizadas com um intervalo de um ano, mas se os resultados vierem negativos, as próximas podem ser repetidas de três em três anos.

Serviço

O que: Lançamento e apresentação da Unidade Móvel Saúde Mulher para a imprensa

Quando: Esta quinta-feira, dia 05 de julho

Hora: 09h

Local: Condomínio Fecomércio/ Sesc / Senac

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados