18 de novembro de 2017
Logo do Jornal O Debate
Publicidade

Postado por Odebate em 18/nov/2017

Serviços voltados à saúde masculina são destaque em edição especial do ‘Todos por São Luís’

A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do ‘Todos por São Luís’ participou da ação. (Foto: Divulgação)

Muitos homens deixaram as atividades de lazer ou descanso de lado na manhã deste sábado (18) para um propósito importante, cuidar da própria saúde durante a 53ª edição do programa ‘Todos por São Luís’, realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Filipinho. A ação promoveu uma atenção especial à saúde masculina, considerando a Campanha Novembro Azul, focada na prevenção do câncer de próstata e pênis. Nesta edição do programa, foram oferecidas serviços específicos para este público como consultas com médicos especialistas em urologia, proctologia, cardiologia, entre outras.

Coordenadora do ‘Todos por São Luís’, a primeira-dama Camila Holanda reforçou a proposta dessa edição especial da ação. “Nosso objetivo é conscientizar os homens para a importância do cuidado com a saúde. Percebemos que houve uma grande mobilização do público masculino para participar das atividades e se beneficiar com os serviços. Isso demonstra a importância de ações como essa”, ressaltou a primeira-dama.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a execução das atividades e reforçou a proposta do programa e dessa edição especialmente voltada para os homens. “Há um mito de que homem não cuida da saúde, mas essa movimentação demonstra que esse público está cada vez mais interessado em se cuidar. Essa é uma ação que fortalece a sensibilização nos homens e visa à conscientização para a prevenção de doenças”, enfatizou o secretário.

A ação teve ainda serviços na área da Atenção Básica à saúde, consultas com especialistas, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Caravana do Empreender, oficinas laborais, Feira do Produtor, orientações sobre bolsa escola e bolsa família, entre outras atividades. Contou também com serviços na área de odontologia, com restauração e extração. Na oportunidade, o poder público municipal realizou, ainda, abordagens educativas com orientações e formas de prevenção de doenças como tuberculose e câncer de próstata e pênis.

O coordenador técnico do programa, Arivaldo Martins, avaliou positivamente as ações dessa edição do ‘Todos por São Luís’. “Estamos avançando cada vez mais com o programa e beneficiando os ludovicenses. A nossa proposta é oferecer uma diversidade de atividades e serviços que favoreçam as pessoas de várias formas”, explicou.

CUIDADO

Erivaldo Pereira, 45 anos, aproveitou a oportunidade para consultar com o médico urologista e avaliar melhor as condições de sua saúde. “Com certeza esse cuidado é muito importante. Tem gente que morre só porque não se cuidou. E ainda há o agravante do grande preconceito que existe entre a maioria dos homens quando o assunto é esse. Precisamos nos cuidar”, alertou.

O programa conta com um banco de consultas que podem ser agendadas durante a programação do ‘Todos por São Luís’. Os pacientes que, por conta da demanda, não foram atendidos durante a ação no CEM do Filipinho, foram cadastrados nesse banco de consultas e aqueles com solicitações de exames de imagem foram encaminhados para o Hospital da Mulher.

Ainda na área da saúde também foram oferecidos serviços de nutrição e fisioterapia. Além do atendimento especializado, na assistência básica foram realizados aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, AIDS e hepatites. A distribuição de preservativos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis também foi realizada durante a ação.

Além dos serviços de saúde, outras atividades foram executadas e beneficiaram pessoas como o ex-militar João Damasceno, 57 anos. “Moro no Coroadinho, mas passando hoje pelo bairro vim ver o que era essa ação. Estou vindo do interior e acho muito importante cuidar da saúde. Aproveitei para cortar o cabelo. Essa é uma ação muito boa, gostei muito de participar”, afirmou João. O lavrador Hilto da Conceição Ramos, 61 anos, também foi beneficiado com os serviços. “Aproveitei para tirar meu cartão do SUS e marcar uma consulta de vista”, disse.

A mulheres também aproveitaram a oportunidade para redobrar os cuidados com a saúde. “Eu gosto muito de cuidar da minha saúde. Nós precisamos nos cuidar. Eu quase nunca me sinto doente porque faço sempre os exames e vou às consultas. Vim acompanhar meu marido porque soube das consultas e aproveitei para verificar a situação da minha saúde”, contou a vendedora Eliete Abreu, 37 anos.

Loading Facebook Comments ...

0 Comentários

Deixe o seu comentário!