Deixa Eu Te Contar

por Flávia Bitencourt

Arquivos

Séries e filmes reforçam a importância de falar sobre depressão

Pesquisa registra aumento de procura por psicólogos no Brasil. País tem maior prevalência da doença na América Latina, segundo a OMS

O Debate do Maranhão - 17/08/2017 14h00

No primeiro semestre de 2016, “13 Reasons Why”, série do Netflix, que gira em torno de uma estudante que se mata após divesas falhas culminantes, chamou ainda mais a atenção para uma doença que atinge cada vez mais brasileiros: a depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo maior nas Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Dados de 2015 (os mais recentes da Instituição) mostram que, em 10 anos, houve um crescimento de 18,4% no número de pessoas que sofrem com depressão.

O aumento de pessoas afetadas pela doença também faz com que mais pacientes procurem por profissionais especializados. De acordo com pesquisa feita pelo GetNinjas, maior marketplace que conecta clientes a prestadores de serviço da América Latina, de 2014 a 2017 cresceu em 16 vezes a procura por profissionais da área de psicologia.

Atualmente, o aplicativo tem mais de 1.400 psicólogos cadastrados que vêm recebendo cada vez mais solicitações de buscas. Em 2016, o GetNinjas registrou um aumento de 50% nesses pedidos, que predominam nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste. A psicoterapia representa 70% do motivo de busca por esses profissionais.

A depressão afeta cerca de 11,5 milhões de brasileiros hoje. O transtorno de ansiedade é um dos principais gatilhos para a difusão da doença. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com este problema era de 264 milhões em 2015. O Brasil é recordista mundial neste quesito. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade.

Sinopse “13 Reasons Why”: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida – além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *