Prefeitura realiza ação de recolhimento de resíduos volumosos no Cohatrac

A Prefeitura de São Luís segue intensificando as ações de limpeza nos bairros de São Luís e realiza esta semana, nesta quinta (25) e sexta (26), o Bota Fora no bairro do...

O Debate do Maranhão - 25/10/2017 17h05

A Prefeitura de São Luís segue intensificando as ações de limpeza nos bairros de São Luís e realiza esta semana, nesta quinta (25) e sexta (26), o Bota Fora no bairro do Cohatrac. Durante os dois dias serão recolhidos os chamados resíduos volumosos – eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis velhos, entre outros entulhos. A ação será executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e a Secretaria Municipla de Saúde via Superintendência Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegipty e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

O bairro do Cohatrac é um dos que irá receber um Ecoponto que será instalado pela Prefeitura nas proximidades da Avenida Joaquim Mochel, onde há um ponto de descarte irregular de resíduos sólidos. Por isso, o bairro foi escolhido para a nova ação Bota Fora, que funcionará também como uma ação de mobilização da comunidade, segundo informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

Durante os dois dias de Bota Fora, a partir das 8h, agentes de limpeza estarão nas ruas do bairro, fazendo o recolhimento dos resíduos volumosos de porta a porta. Por isso, a Prefeitura de São Luís pede à comunidade do Cohatrac que não acumule lixo no seu quintal e não o descarte de forma incorreta, deixando-o na frente de casa para que ele seja recolhido.

Agentes de controle de arboviroses estarão visitando todas as ruas e avenidas do bairro. Na programação estão previstas atividades como nebulização espacial com o carro fumacê, visitas às residências, colocação do “Selo Legal” em estabelecimentos comerciais como borracharias, ferros-velhos e oficinas que estão seguindo as recomendações de prevenção. Nos locais em desacordo com as normas, os proprietários são notificados e recebem orientação com relação às práticas que devem ser adotadas no estabelecimento.

Segundo Pedro Tavares, coordenador Municipal de Controle às Arboviroses, a ação tem ainda como foco conscientizar sobre os perigos das doenças causadas por mosquitos e a importância da prevenção, especialmente contra o Aedes aegypti. “Por determinação do prefeito Edivaldo temos realizado ações efetivas e intensivas de combate ao causador dessas doenças que tanto penalizam a população”, declarou.

AÇÕES DE LIMPEZA

A atividade faz parte das ações de limpeza que estão sendo ampliadas nos bairros de São Luís. Os bairros São Francisco e Ilhinha receberam um Bota Fora há cerca de um mês. Nos últimos finais de semana diversos bairros receberam ações concentradas na área de limpeza pública.

Foram feitas ações nos bairros Residencial Pinheiros, no Canal do Turu, no Porto do Tibiri e às margens do Rio das Bicas, na Avenida dos Africanos. “As ações de limpeza são diárias em São Luís, mas temos intensificado o trabalho em alguns bairros seja a pedido dos moradores ou porque identificamos a necessidade de um trabalho mais efetivo em algumas localidades”, afirmou Carolina Estrela.

A Prefeitura de São Luís destaca ainda a importância do apoio da população na manutenção da limpeza urbana. Por isso, sempre reforça aos moradores que façam o descarte adequado dos resíduos domiciliares e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau-cheiro.

E informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina, devem ser descartados em um dos sete Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira à sábado e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e pickups. Os Ecopontos ficam localizados na Avenida dos Africanos, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança e Jardim América.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *