Prefeitura leva ações do programa Saúde para Todos – Consultório Volante a bairros da capital

Uma série de serviços de saúde oferecidos gratuitamente à população em diversos bairros da capital, com as ações do...

Saúde para Todos – Consultório Volante visita as comunidades levando serviços essenciais de saúde. (Foto: Divulgação)

Uma série de serviços de saúde oferecidos gratuitamente à população em diversos bairros da capital, com as ações do programa Saúde para Todos – Consultório Volante. Na iniciativa, realizada pela Prefeitura de São Luís, a carreta itinerante que é equipada com consultório, visita as comunidades levando serviços essenciais. O programa, que integra as ações da Saúde na gestão do prefeito Edivaldo, está sendo promovido desde o mês de março e em abril inicia com atividades no bairro Alemanha, nesta quinta-feira (5) e sexta (6). Até o dia 28 deste mês a carreta percorrerá diversos bairros da cidade.

O Saúde para Todos – Consultório Volante é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem como foco aproximar os serviços de saúde da população e ampliar a assistência na área da atenção básica, pontua o titular da Semus, Lula Fylho. “Essa é uma grande estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para complementar a oferta de serviços de atenção básica. Com isso, amplia o acesso da população, especialmente nas comunidades mais distantes”, reforça Lula Fylho.

A abertura da agenda do mês de abril será no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, no bairro Alemanha, nesta quinta-feira (5), das 8h às 12h e sexta-feira (6), das 8h às 17h. Entre os serviços estão consulta médica com clínico geral e pediatra, serviços de enfermagem; triagem; coleta de exames laboratoriais; aconselhamento e teste rápido para detecção de doenças como AIDS, sífilis e hepatites; imunização (contra doenças como tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela); preventivo; farmácia básica; odontologia; e atividades educativas com informações de saúde.

O Saúde para Todos conta com o suporte de um consultório volante – resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho. No consultório são realizados atendimentos médicos e odontológicos e exames preventivos. Com o programa, a Prefeitura amplia as ações para vários bairros da cidade. Iniciado em março, o programa realizou sete edições em quatro bairros alcançando aproximadamente oito mil pessoas.

SAÚDE NA FEIRINHA

As ações da semana serão encerradas na Feirinha São Luís, que recebe as atividades do programa neste domingo (8). O público terá acesso a avaliação nutricional, odontologia, atividades educativas de saúde, informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), alimentação saudável, orientações sobre prevenção do câncer de colo uterino e de mama, além de atividades físicas.

A ação na Feirinha São Luís é comemorativa ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e será das 8h às 14h, na Praça Benedito Leite. Na ocasião, além da programação regular do evento com as comidas típicas, venda de produtos artesanais e apresentações culturais, o público vai ter a oportunidade de cuidar da saúde.

Alem do bairro da Alemanha o programa será levado este mês para os bairros da Gancharia – sábado (7), integrando as atividades do Todos por São Luís, Centro Histórico – domingo (8), durante a Feirinha São Luís; Sol e Mar, Residencial Luís Bacelar, Vila Conceição, Residencial Ana Jansen e Ilhinha.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados