Prefeitura de São Luís realiza manutenção em semáforos visando garantir mais segurança no trânsito

Como parte das ações voltadas para a segurança no trânsito, a gestão do prefeito Edivaldo prossegue com os serviços...

Como parte das ações voltadas para a segurança no trânsito, a gestão do prefeito Edivaldo prossegue com os serviços de manutenção do sistema semafórico da capital. Os serviços contemplam as avenidas de grande fluxo de veículos onde existem cruzamentos semafóricos. O trabalho, realizadodo pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), tem como objetivo melhorar as condições destes equipamentos e garantir a adequada sinalização dos cruzamentos.

A capital possui cerca de 160 cruzamentos, sendo que em 40 destes os semáforos já foram substituídos e os demais, passam por manutenção, informa o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros. “Esse cronograma que a Prefeitura está executando por determinação do prefeito Edivaldo tem por finalidade garantir a melhor organização do fluxo de veículos e nesta etapa, estamos trabalhando nos principais corredores viários. São intervenções que vão dar mais fluidez ao trânsito e melhor orientar os condutores”, reforça o gestor.

“Esta é mais uma ação da Prefeitura para reordenar o trânsito na cidade, especialmente em bairros com vias de intenso fluxo”, reitera Canindé Barros. Os serviços são realizados a noite, para não comprometer o trânsito. Com a programação, a SMTT vai alcançar toda a sinalização semafórica vertical das principais avenidas de São Luís. Na lista para receberem as ações estão as avenidas dos Holandeses, Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras, Daniel de La Touche, Franceses, São Luís Rei de França, entre outras.

MAIS MELHORIAS

Além dos serviços de manutenção semafórica, a Prefeitura implantou o videomonitoramento em tempo real do tráfego, que já funciona nas vias da cidade. O monitoramento é realizado pelo Centro de Controle e Operações (CCO), instalado na sede da SMTT.

O sistema é composto por 36 câmeras fixas e 32 de rotação de 360 graus, de longo alcance e com alta capacidade de angulação, instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores viários da cidade.

Ainda como parte das ações voltadas para a segurança de motoristas e pedestres, a Prefeitura realizou, no Renascença II, nova configuração de tráfego que incluiu instalações de sinalização vertical, horizontal e semafórica – melhorias que alcançam cerca de 50 vias.

Além da substituição da antiga sinalização e instalação de novas placas de orientação para os condutores, a Prefeitura implantou um novo cruzamento semaforizado, com remoção do canteiro central que existia entre a Rua Mitra e a Avenida do Vale, nas proximidades da Escola Crescimento, com fins a evitar o congestionamento.

Os investimentos do poder público municipal para melhorar o trânsito da capital incluem, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical, alterações geométricas em trechos estratégicos como as Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Africanos, São Luís Rei de França e Franceses. As melhorias foram promovidas em mais de 30 pontos melhorando o fluxo na cidade.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados