Prefeitura de São Luís conclui intervenção e melhora trânsito no bairro Renascença II

O trânsito do Renascença II ganhou uma nova configuração com a intervenção realizada pela Prefeitura de São Luís na região. As alterações incluíram a instalação de nova sinalização vertical, horizontal e semafórica,...

O Debate do Maranhão - 06/03/2018 0h55

O trânsito do Renascença II ganhou uma nova configuração com a intervenção realizada pela Prefeitura de São Luís na região. As alterações incluíram a instalação de nova sinalização vertical, horizontal e semafórica, a fim de melhor orientar os condutores que trafegam pela região. O objetivo da ação do poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), é favorecer a mobilidade na área, organizando o fluxo de veículos nas vias do bairro.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, explicou que a intenção da Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo é, além de organizar o trânsito nos grandes corredores da cidade, investir na mobilidade dentro dos bairros. “A proposta do poder público municipal é melhorar a organização do trânsito também em bairros como o Renascença, onde há um grande fluxo de veículos trafegando diariamente pelas vias”, destacou.

No Renascença, as mudanças envolveram cerca de 50 vias, localizadas entre a Rua Miquerinos (ao lado do Golden Tower/ Business Center) e a Rua das Patativas (nas proximidades da Lagoa da Jansen). Em algumas das vias – como as ruas Queopes, Junco, Mitra, Osires, dos Mandacarus, das Graúnas, dos Lotus e das Gaivotas – a SMTT definiu um sentido único de fluxo de veículos, com um sistema binário, onde uma vai e a outra vem.

A ação conta com a parceria da rede de drogarias Drogasil S.A. Além da substituição da antiga sinalização e instalação de novas placas de orientação para os condutores, a Prefeitura implantou um novo cruzamento semaforizado, com remoção do canteiro central que existia entre a Rua Mitra e a Avenida do Vale, nas proximidades da Escola Crescimento. O objetivo do cruzamento semaforizado é, principalmente, evitar o congestionamento na área por conta do intenso fluxo de veículos.

O teólogo Tarcísio Machado, 34 anos, avalia positivamente o investimento. “A intervenção é viável e tem tudo pra funcionar”, afirmou. O taxista Elias de Jesus Silva, 43 anos, destacou que a contribuição dos motoristas é fundamental para que a intervenção funcione na área. “A proposta pode resolver os problemas de congestionamento, mas os condutores precisam colaborar sendo conscientes e respeitando a sinalização”, enfatizou.

INVESTIMENTOS

A intervenção no Renascença II é mais uma iniciativa da Prefeitura de São Luís para reordenamento do trânsito na cidade, especialmente em bairros com vias de fluxo intenso. Os investimentos do poder público municipal para melhorar o trânsito da capital incluem, além da implantação de nova sinalização horizontal e vertical, alterações geométricas em trechos estratégicos como as Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Africanos, São Luís Rei de França e Franceses. As melhorias foram promovidas em mais de 30 pontos melhorando o fluxo na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *