Pescado

PEIXE NO SUPERMERCADO: DICAS PARA UMA BOA COMPRA

Pescados frescos e congelados exigem alguns cuidados.

Na foto, a tradicionalíssima pesca ao molho de camarão

Ele pode ser preparado de diversas maneiras e é quase unanimidade quando o assunto é sabor. Isso sem falar no valor nutricional do peixe, que varia de acordo com cada espécie, mas em geral, algumas características são semelhantes: ricos em ômegas 3 e 6, fontes das vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E. Além de possuírem minerais como Sódio, Cálcio, Ferro, Cobre, Zinco e Iodo.

Na casa da dona Antônia Vasconcelos o cardápio tem dias certos para cada refeição: todas as terça e sábados são dias de peixe. “É um costume de família, desde quando morava com meus pais. Eu ia com a minha mãe ao mercado e aprendi cedo a comprar um bom peixe. Tem que ter cuidado pra não levar um produto estragado”, diz a advogada.

Para não comprar errado, confira algumas dicas:

Peixes frescos

Preste atenção nos olhos. Se estiverem com aspecto vivo e brilhante, o produto está bom para o consumo. Não compre peixe com olhos opacos e acinzentados.

Peixe fresco tem escamas firmes e bem presas ao corpo. Se você sentir que a escama sai muito fácil, é melhor procurar outro produto.

Guelras têm que estar vermelhas, se estiverem rosadas ou mesmo cinzentas é porque o produto passou do ponto.

O peixe precisa estar exposto a uma temperatura de, pelo menos, -12º C.

Peixes Congelados

Veja se o peixe está armazenado na temperatura informada pelo fabricante na embalagem. Ela deve estar bem fechada e conservada a, no mínimo, 5º C.

Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquido.

O pescado não pode ter as extremidades secas ou amareladas, o que indica desidratação.

Segurança alimentar

Nos Supermercados e Mix Atacarejo da Rede Mateus os pescados congelados são mantidos em temperatura padronizada pelo Ministério da Agricultura em todas as etapas até a venda nas lojas. “Desde seu armazenamento nas câmaras frias dos centros de distribuição, nos caminhões frigoríficos de entrega e nas lojas, a temperatura é rigorosamente mantida para garantir ao nosso cliente um produto de qualidade e com valor nutricional mantido”, explicou José Manoel Miranda, responsável pela consultoria de peixes do Mateus

Toda terça-feira tem pescado com preço promocional nos Supermercados Mateus e Mix Atacarejo. São dezenas de produtos com preços ainda mais baixos.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados