Ideias para criar

O número de empreendedores jovens cresce bastante e cada vez mais conquista o mercado de trabalho

Ter o público jovem no ramo de empreendedorismo já não é mais uma novidade.

O Debate do Maranhão - 28/10/2020 11h58

Muitos jovens optam por investir em cursos online como de empreendedorismo. Imagem divulgação internet.

Ter o público jovem no ramo de empreendedorismo já não é mais uma novidade. Várias pessoas com idade entre 18 e 30 anos estão entrando no mercado de trabalho por meio da inovação, colocando em prática suas ideias para criar suas próprias empresas. Contudo, empreender não é uma aventura, é uma decisão de carreira muito importante.

As principais motivações para jovens correrem riscos para realizarem seus sonhos e iniciarem o seu próprio negócio são: trabalharem sozinhos sem satisfazer algum chefe, não precisar ter um horário fixo, ganhar independência financeira e serem referência no seu negócio.

De acordo com uma análise feita pela Faculdade UCL (ES) numa pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), houve crescimento no número dos empreendedores jovens no Brasil. Em 2017, o país tinha uma média de 30,5% de brasileiros entre 25 e 34 anos que estavam ativos na criação de negócios inovadores, seguido por 20,3% de jovens entre 18 e 24 anos.

Além disso, segunda a pesquisa, em 2018, o número de brasileiros de 18 a 24 anos ativos em ações empresariais subiu, apresentando um total de 21,2%. Esse aumento mostra que, com o passar dos anos e a disseminação da importância de se estabelecer ideias inovadoras, os jovens se interessam mais em abrir seus próprios negócios para melhorar a qualidade de vida de seus clientes.

Segundo o blog da Faculdade UCL, quando falamos em empreendedorismo jovem, é natural se questionar sobre o início desse processo. Muitos acreditam que ele começa somente após a graduação, quando o profissional já está inserido no mercado, mas isso não é verdade. O ambiente acadêmico oferece uma série de vantagens para quem busca esse tipo de carreira.

Além disso, para empreender, não é necessário cursar uma faculdade ou empreender na área em que se teve uma formação acadêmica. Muitos jovens optam por investir em cursos online como de empreendedorismo, marketing digital, educação financeira, design gráfico, etc, cursos que irão ajudar na área em que se querem empreender. E muitos outros se graduam em algum curso e empreendem em uma área completamente diferente, tornando a graduação acadêmica apenas um plus para seu currículo de jovem empreendedor.

Conforme o blog UCL, o preconceito relacionado à idade também se faz presente para jovens que querem empreender. Isso porque muitos líderes acreditam que pessoas entre 18 e 30 anos não apresentam maturidade para administrar o seu próprio negócio. Para eles, a chave para resolver esse desafio é o conhecimento: mostrando suas capacidades e suas habilidades, bem como o seu perfil de empreendedor, você conquista os clientes sem precisar enfrentar as grandes empresas.

Segundo a agencia senado, o projeto do senador Irajá (PSD-TO) criou um novo modelo de empresa para jovens empreendedores, que poderão ganhar incentivo para abrir um negócio. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 274/2019 cria uma nova modalidade empresarial chamada Microempreendedor Jovem.

De acordo com a agência, a proposta adapta as regras do Microempreendedor Individual (MEI) previstas no Simples Nacional e abre uma nova faixa de faturamento de até R$ 180 mil com pagamento de impostos reduzidos e fixos (R$ 122,98 por mês), exclusivamente para microempresas que tenham em seu quadro societário jovens de até 29 anos. A opção pelo regime poderá durar até 24 meses.

Com isso percebe-se que o empreendedorismo jovem está conquistando cada vez mais espaço no mercado, pois oferece uma série de benefícios para líderes e para gestores, esse tipo de trabalho garante um bom crescimento profissional, além de ter um excelente retorno de investimento e possibilitar a realização de um sonho.

Por: Anna Nicolle Diniz Schalcher – Estagiária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *