LIGHT X DIET: QUAL É O MELHOR?

Quem nunca ficou na dúvida a respeito dos alimentos nomeados como Diet e Light!? Você sabe que eles possuem diferença e que o simples fato de comê-los vai te fazer emagrecer? Alimento...

O Debate do Maranhão - 12/08/2020 11h53

Quem nunca ficou na dúvida a respeito dos alimentos nomeados como Diet e Light!? Você sabe que eles possuem diferença e que o simples fato de comê-los vai te fazer emagrecer?

Alimento Diet: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo Diet é usado nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio), por serem totalmente isentos de algum ingrediente específico. São bastante consumidos por pessoas com diabetes, uma vez que necessitam de produtos sem açúcar.

Alimento Light: A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparadas com o alimento convencional, diferentemente do alimento Diet que possui a redução de 100% de algum ingrediente.

Dessa maneira, a diferença entre o alimento diet e o light está na quantidade permitida de determinado nutriente. Enquanto o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.

Geralmente, as pessoas acreditam que podem consumir mais desses tipos de alimentos, por ter menos calorias, porém, é importante ressaltar que é necessário o acompanhamento de um profissional da saúde para orientá-lo da melhor forma.

Por esse motivo, convidei o nutricionista Silas Amaral (@silas.amaralnutri) para responder alguns questionamentos frequentes a respeito destes dois tipos de alimentos:

QUAL É O MELHOR? Então, essa questão de qual é o melhor, depende muito da necessidade da pessoa, como, por exemplo, um diabético que precisa tirar ingestão de açúcar ou de carboidratos refinados da alimentação, o diet sempre vai ser melhor. Para uma pessoa que está em uma questão de reeducação alimentar ou de um projeto de redução calórica, pode ser usado o light, que tem uma redução, ou mesmo o diet.

ELES SÃO MAIS CAROS QUE OS OUTROS TIPOS DE ALIMENTOS? Não necessariamente. Isso também vai depender muito de qual alimento diet ou light a gente está falando. Tem alimentos diet ou light que são dos mesmos valores que os normais, tem uns que são um pouco mais caros, mas não é nada gritante e, independente dessa diferença do preço, os benefícios que eles trazem à saúde são muito maiores do que essa diferença no preço.

QUEM PODE CONSUMIR ESSES ALIMENTOS? Todas as pessoas podem consumir esses tipos de alimentos, tanto diet quanto light, já que eles só trazem benefícios à saúde. Então, qualquer pessoa pode consumir um alimento diet ou light sem problema nenhum.

Instagram: @silas.amaralnutri

WhatsApp: (98) 9 8176-9277

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *