Os 25 imigrantes africanos que foram resgatados à deriva em alto mar e trazidos para o Maranhão assistiram com entusiasmo a estreia de Senegal na Copa do Mundo da Rússia. Dentre eles, os...
Os 25 imigrantes africanos que foram resgatados à deriva em alto mar e trazidos para o Maranhão assistiram com entusiasmo a estreia de Senegal na Copa do Mundo da Rússia. Dentre eles, os 19 senegaleses até se misturaram aos ludovicenses na festa pela vitória da seleção no Estádio do Spartak, em Moscou.
Desde o dia 09 de junho todos possuem um documento provisório de Registro Nacional Migratório e podem andar livremente pelo país. Nesta terça (19) eles fazem um mês no Maranhão.
Foram 16 anos sem a participação de Senegal na Copa e todos estavam ansiosos. Em São Luís, o animado grupo acompanhou a partida dentro do Ginásio Costa Rodrigues, onde estão alojados desde quando chegaram no Brasil. Durante a partida, antes mesmo do primeiro gol dos Leões, o clima era de puro otimismo.
“Senegal vai ganhar”, disse Muctarr Mansary, de Serra Leoa.
Quando a partida começou o clima era tenso e com orações, mas quando Thiago Cionek abriu o placar para Senegal com um gol contra tudo virou festa, com direito a dança típica de Senegal. Veja no vídeo.
Aos 15 minutos do segundo tempo Niang ampliou para os leões e Krychowiak descontou para os poloneses aos 40. A vitória por 2 a 1 de Senegal – único triunfo de uma seleção africana na competição até agora – garantiu a liderança do grupo H, junto com o Japão. O partida empolgou os torcedores a ponto de gerar uma previsão de final contra o Brasil.
“A Seleção Brasileira e Senegal vão para a final. A gente acredita”, disse o senegalês Modou Lu.
Após a partida, o centro de São Luís virou arquibancada para os senegaleses, que aproveitaram para comemorar com os novos amigos maranhenses. Muitos deles são comerciantes trabalham na região que fica ao redor do Ginásio Costa Rodrigues.
“Fizemos uma amizade muito grande com eles. São muito gente boa”, contou a comerciante Raquel Nascimento.