Governo lança edital para apoiar projetos artísticos e culturais nas escolas da rede pública estadual

O Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação...

O Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta semana, edital do Programa “Mais Cultura”, no âmbito da linha de ação “Popularização da ciência”.

O “Mais Cultura” tem como objetivo principal apoiar projetos que contribuam para a integração entre escolas e iniciativas culturais atuantes nas comunidades, incentivando a realização de projetos artísticos e culturais, de maneira a contribuir na formação de sujeitos de cidadania ativa. A iniciativa visa contribuir para a formação de estudantes de escolas públicas da rede estadual de Ensino Médio/Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa de Educação Indígena e Quilombola, e demais modalidades, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e experimentação artística e cultural.

As inscrições serão realizadas até o dia 2 de maio e devem ser feitas on-line, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível na página da FAPEMA (www.fapema.br/patronage). Na plataforma deverá ser preenchido o “Formulário de Solicitação” e anexados os documentos constantes no edital do Programa, também disponível em www.educacao.ma.gov.br.

Após a submissão dos dados on-line o requerente deverá anexar a proposta na Plataforma Patronage, da Fapema, e posteriormente passarão por processo de avaliação técnico-científico e artístico-cultural.

Os projetos inscritos devem contemplar no mínimo um e no máximo três eixos temáticos, sendo eles: Residência de artistas para pesquisa e experimentação: Criação, circulação e difusão da produção artística; Mapa afetivo e territórios culturais; Tradição oral; Educação patrimonial: patrimônio material e imaterial, memória e identidade; Cultura digital e comunicação; Cultura afro-brasileira; Culturas indígenas; Economia Criativa e Educação Museal.

As propostas contempladas receberão até R$ 15.000,00 para despesas com bolsa, destinada à coordenação do projeto, na modalidade Bolsa Extensão Cultural – BEX.Para mais informações confira o edital disponível em www.educacao.ma.gov.br.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados