VINHOS

Girl Power: seis mulheres comandam evento de vinhos inédito no Brasil

Sommelières brasileiras integram o projeto ‘Rainhas de Copas’, promovido pela Wines of Chile

A arena da batalha é São Paulo. A data do duelo é 15 de junho. Em disputa estarão alguns dos mais expressivos vinhos do Chile. Seis sommelières brasileiras colocam suas cartas de vinhos na mesa no evento inédito ‘Rainhas de Copas’, que promete balançar o mundo do vinho no Brasil.

 

Promovida pela Wines of Chile, a ação surge como um reflexo do protagonismo das mulheres no segmento e reforça a presença cada vez mais significativa de sommelières – esse é o feminino da palavra sommelier – em um ambiente majoritariamente masculino. Sem procedentes no Paísé a primeira vez que um projeto reúne exclusivamente as mulheres do vinho.

 

“O projeto Rainhas de Copas acontece de forma piloto no Brasil e reflete o posicionamento de vanguarda do Chile em antecipar tendências e atender a demandas não apenas de consumo, mas também comportamentais. Além de reconhecer e valorizar o protagonismo feminino no mundo do vinho, queremos demonstrar que a experiência de consumir um vinho do Chile pode ser lúdica, divertida, informal e sem regras. O que mais importa é a experiência que o consumidor terá na degustação. A escolha da melhor carta é uma forma de fechar o duelo, que será, obviamente, exclusivamente com vinhos chilenos de qualidade indiscutível”, resume Angelica Valenzuela, diretora da Wines of Chile.

 

As Rainhas de Copas (copas = taças, em espanhol) que participam do duelo são as sommelières Daniela Bravin, Débora Breginski, Eliana Araújo, Gabriela Bigarelli, Gabriele Frizon e Jéssica Marinzeck. De hoje, dia 2 de maio, até o dia 5 de maio, as seis rainhas estarão no Chile para um roteiro intenso de visita às vinícolas, degustação dos vinhos e seleção dos rótulos que vão fazer parte de suas cartas.

 

No dia 15 de junho (sexta-feira), no charmoso e badalado Bar de Cima, nos Jardins, as sommelières apresentam suas cartas e duelam pelo voto do público. O consumidor vai decidir de qual carta que ele mais gostou. A vencedora ganha – além da coroa que a eleva ao posto de Rainha de Copas – uma viagem exclusiva ao Chile.

 

As vinícolas que participam do projeto e abrem as portas – e as rolhas! – para as sommelières no Chile são: Aresti, Bisquertt Family Vineyards, Casa Silva, Casas del Bosque, Cono Sur, El Principal, Emiliana, Gandolini, Indomita, Matetic Vineyards, Perez Cruz, Santa Carolina, Siegel Family Wines, Terranoble, Valdivieso, Ventisquero e Veramonte. Os vinhos selecionados e a carta de cada sommelière serão divulgados em breve!

 

Conheça abaixo quem são as Rainhas de Copas:

 

Daniela Bravin: a intrépida sommelière conta com mais de 20 anos de atuação no segmento, foi sommelière de restaurantes badalados de São Paulo e atualmente comanda três projetos autorais: o Sommelier Itinerante, que faz intervenções etílicas pela capital em locais pouco convencionais; o Vinhos da Titia, uma espécie de clube de vinhos com campanhas especiais; e o novo Sede261, espaço aberto ao público três dias por semana focado no serviço de vinhos em taças.

Débora Breginski: vem colecionando prêmios desde 1997, incluindo o terceiro lugar na categoria ‘Melhor Sommelier’ pela Revista VEJA São Paulo; ela foi a primeira mulher a disputar o título, tornando-se a primeira sommelière do Brasil a receber amplo reconhecimento. Foi sommelière do Grupo Fasano, período em que criou o projeto Vinho na Rua, com Manuel Beato, seu mentor. O objetivo é oferecer experiências em um evento itinerante, em ruas, casamentos e festas.

Eliana Araújo: é sócia da Wine Soul Store, na luxuosa Rua Oscar Freire. Promove degustações na Livraria Cultura unindo o universo dos vinhos a músicas e filmes, por exemplo. Foi sommelière de apoio na Copa do Mundo da FIFA Brasil e já foi premiada pelas revistas Prazeres da Mesa e VEJA São Paulo. Lançou, em 2004, o projeto literário Passaporte do Vinho, que até hoje é realizado no Brasil (um livreto com noções básicas do mundo do vinho).

Gabriela Bigarelli: atua no segmento há 18 anos e atualmente presta consultoria para mais de 25 renomados e premiados restaurantes de São Paulo (entre os quais o Grupo Maní, que está na lista dos melhores restaurantes do mundo). Também comanda sua própria casa, o restaurante Terço.

Gabriele Frizon: sommelière responsável pela elaboração das cartas e serviço de vinhos em hotéis de luxo do Brasil como Emiliano, Tivoli e Palácio Tangará. Conquistou o Prêmio de Excelência da revista norte-americana Wine Spectator e já foi premiada pela revista brasileira Prazeres da Mesa.

Jéssica Marinzeck: certificada pela Court of Masters Sommeliers e estudante do Diploma WSET, conta com vasta experiência em negociação, importação, eventos internacionais de vinhos, consultoria, vendas, e-commerce, sommellerie e como escritora. É criadora da JM Wines, especializada no desenvolvimento, gerenciamento e distribuição de marcas exclusivas de vinhos da Califórnia e do Chile.

 

Rainhas de Copas – Wines of Chile

Dia 15 de junho (sexta-feira), das 20 horas à meia-noite

Bar de Cima – Rua Oscar Freire, 1.128

Ingressos limitadíssimos! Informações pelo telefone (11) 3253.7052

O ingresso dá direito à degustação de vinhos + coquetel

 

Wines of Chile

 

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

 

Por CH2A Comunicação

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados