Fapema divulga resultado do edital Apoio a Semana de Ciência e Tecnologia

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou na tarde da...

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) divulgou na tarde da última quarta-feira (16), o resultado do edital n° 022/2017 – Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Foram selecionadas 85 atividades que acontecerão em diferentes regiões do Maranhão como parte da programação da SNCT/MA.  As propostas selecionadas receberão recursos que podem chegar a R$ 30 mil, de acordo com a faixa inscrita.

Os valores irão financiar a realização de feiras, mostras, palestras, minicursos, exposições e demais eventos correlatos de popularização da ciência. O resultado do edital está disponível no site da Fapema no endereço www.fapema.br. Tendo em vista a data de divulgação do resultado, a data limite para entrega da documentação impressa será terça-feira (22).

“Este ano o grande evento da semana, organizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Fapema, será em Timon, de 25 a 28 de outubro, mas as atividades financiadas pela Fundação podem ser realizadas em qualquer município do Maranhão a partir da segunda quinzena de outubro, como forma de difundir o conhecimento científico em todo o Estado”, explicou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

Entre os municípios que receberão atividades financiadas pelo Governo do Estado estão São Luís, Imperatriz, Caxias, Codó, Barra do Corda, Timon, Porto Franco, Matinha, São Raimundo das Mangabeiras, São João do Sóter, Grajaú, Pedreiras, Araioses, Bacabal, São João dos Patos e Zé Doca.

Cidade da Ciência

A ‘Cidade da Ciência’, que será montada pelo Governo do Estado em Timon deverá receber pesquisadores, professores e estudantes de todo o Maranhão e também de outros estados que irão apresentar as novidades na área da ciência, tecnologia e inovação. O espaço, onde acontecerão oficinas, minicursos, apresentações de pôsteres, apresentações de protótipos e mostras científicas, entre outras atividades, irá ocupar uma área de 4.800 metros quadrados.

No local serão montados estandes, sete auditórios – sendo seis com capacidade para 30 pessoas e um para 300 pessoas -, espaço kids com atividades voltadas para o público infantil, área para apresentação de pôsteres, mostras científicas, um labirinto onde será utilizada a temática da matemática e em que as pessoas poderão entrar e a cada acesso ter uma problemática para resolver como pré-requisito para seguir em frente no jogo e sair do labirinto. Além desses espaços haverá áreas para observação de astronomia, dois planetários, espaço cultural e praça de alimentação.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados