Edição especial do ‘Todos por São Luís’ marca lançamento da programação municipal do Outubro Rosa

A Prefeitura de São Luís realiza, neste sábado (7) edição especial do programa ‘Todos por São Luís’ alusivo ao...

A Prefeitura de São Luís realiza, neste sábado (7) edição especial do programa ‘Todos por São Luís’ alusivo ao Outubro Rosa. O evento marca o lançamento da programação da campanha executada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As atividades serão desenvolvidas no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, e nos espaços em frente à unidade, das 8h às 16h, onde serão ofertadas dezenas de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, mote do Outubro Rosa.

A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do programa ‘Todos por São Luís’, destaca a importância do engajamento da Prefeitura na campanha Outubro Rosa. “Todos os anos, desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, nós ampliamos os serviços destinados à mulher. E em outubro, reforçamos estas ações dentro de uma programação voltada à campanha Outubro Rosa. Este ano estaremos novamente no Hospital da Mulher com várias ações, oficinas, atividades sendo oferecidas para as mulheres em especial, principalmente na área da saúde”, destacou a primeira-dama.

Segundo o titular da Semus, Lula Fylho, as ações realizadas pelo Outubro Rosa em São Luís visam intensificar o atendimento de prevenção ao câncer de mama. Pretendem ainda promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença, que é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“É muito importante trazermos à tona esse assunto, para que as informações a respeito do câncer de mama cheguem de forma maciça à população. Sabemos que a prevenção é fator crucial e que se a doença for detectada na fase inicial as chances de cura passam dos 95%. Por isso, nossas ações pelo Outubro Rosa aliam momentos de discussões e reflexão com atendimentos de saúde preventiva na área”, afirmou Lula Fylho.

Entre as ações programadas pelo ‘Todos por São Luís’, estão a presença da Carreta da Mamografia para a realização deste que é o mais importante exame diagnóstico do câncer de mama; a Carreta da Mulher, para coleta de exames preventivos ginecológicos; além de consultas especializadas de mastologia, ginecologia e enfermagem. No local, a população poderá realizar também aferição de pressão arterial e avaliação nutricional. A ação tem a parceria da Secretaria de Estado da Mulher.

AÇÕES

Conforme informou o secretário Lula Fylho, além das atividades ofertadas no ‘Todos por São Luís’, a programação do Outubro Rosa contempla ainda dezenas de outras ações realizadas ao longo do mês em parceria com o Hospital Aldenora Belo, o Hospital da Mulher – que é o equipamento público municipal referência na área – e os centros de saúde Paulo Ramos, no Centro (dia 11); Expedito Alves, no Residencial Alexandra Tavares (dia 13); Coroadinho (dia 18); Centro de Saúde Turu II (dia 20); Unidade Mista do Bequimão (dia 23); e Centro de Saúde Quebra Pote, na zona rural (dia 27).

Nessas unidades serão realizadas ações como coleta para exames preventivos, vacinas contra HPV, consultas médicas, agendamento para rastreamento de mamografia, avaliação nutricional, espaço beleza, zumba saúde para todas, entre outras atividades.

A programação prevê ainda ações especiais relativas ao Outubro Rosa na Feirinha São Luís, neste domingo (8), das 8h às 14h, na Praça Benedito Leite, onde serão prestadas orientações sobre o autoexame de mama, distribuição de panfletos com informações sobre medidas de prevenção da doença e realizados agendamentos para rastreamento de mamografia.

Ainda dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa, será realizado, no dia 25, na Praça da Lagoa, um evento intitulado “Mamaço”, pelo Dia Mundial da Amamentação. Para o momento serão convidadas 50 mulheres que amamentam e são atendidas pelos serviços de orientação disponibilizados na rede municipal de saúde.

A ideia de reunir as mulheres que amamentam em espaço público é chamar a atenção para a importância do ato para mães e filhos, seja qual for o local. Além disso, pesquisas científicas atestam que a amamentação reduz a incidência de câncer de mama. Durante o “mamaço”, as mulheres participantes do evento vão receber orientações sobre o ato de amamentar e a importância dele para sua saúde e a de seu filho.

 

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados