Deixa eu te contar: Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações...

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”

Entre os objetivos da campanha mundial estão o incentivo aos governos para implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações; destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações; aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce e promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.

Em São Luís, uma grande ação ocorrerá no dia 14 de novembro, na praça Deodoro, das 08h às 17h. A ação é organizada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, seccional Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. 

Serão montadas tendas e também terá a “carreta consultório”. Haverá distribuição de folders e atendimento para glicemia capilar, pressão arterial, peso e altura. Nutricionistas, endocrinologistas e estudantes das Ligas Acadêmicas das Universidades UFMA e UNICEUMA vão participar da ação.



VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados