VITÓRIA

Cleber Verde comemora derrubada de veto que excluía maranhenses no Prodecer

Para o deputado, a validação do projeto pelo Congresso Nacional contribui com o desenvolvimento da região do Maranhão, que...

Deputado Federal Cleber Verde (PRB-MA)

Brasília (DF) – O Congresso Nacional derrubou, na última semana, o veto presidencial à emenda do deputado Cleber Verde (PRB-MA) que incluía 40 famílias de agricultores do sul do Maranhão como beneficiários do Programa de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) – Projeto de Lei 9206/17. “A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, juntos, fizeram valer sua força e sua autonomia, garantindo integridade de forma legítima”, comemora.

Cleber Verde destaca o papel de relevância que essas famílias tiveram no desenvolvimento da região da Matopiba. “São pessoas que se encorajaram, fizeram investimentos, se endividaram e transformaram Balsas em um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Hoje, o lugar é uma referência de polo produtivo, que fortalece não só o Maranhão, mas também estados vizinhos, como o Tocantins, Piauí e Bahia”, argumentou o parlamentar.

O diretor da Cooperativa Batavo, Cacildo Fernandes, agradeceu o empenho do republicano e falou sobre a importância da medida. “Quero externar nosso agradecimento ao deputado Cleber Verde, que não mediu esforços para nos ajudar a sanar esses débitos. Há 23 anos estamos aguardando com ansiedade uma maneira de resolver essas pendências e, agora, esse momento chegou. O Maranhão precisa crescer, produzir alimentos e estamos lá prontos para o trabalho”.

A emenda do parlamentar visa a liquidação das dívidas de crédito rural por meio de medidas como o recálculo do saldo devedor, novo índice de correção monetária, e a contratação de novos empréstimos, entre outras. “Que essas famílias possam continuar produzindo e tendo a perspectiva de dias melhores. Recebam meu abraço e tenham certeza de que vamos continuar nosso trabalho no Congresso Nacional para impulsionar o crescimento do Maranhão e do Brasil”, finalizou Verde.

O projeto foi transformado na Lei Ordinária 13606/2018 e o veto presidencial excluía os maranhenses do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer).

 

Por Ascom da Liderança do PRB

Foto: Douglas Gomes

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados